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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC1475 - Língua e Saúde: implicações de questões neurológicas no desempenho linguístico e consequências no ensino de língua materna
Language and Health: implications of neurological issues on linguistic performance and consequences on native language teaching

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Apresentar aos alunos alguns diagnósticos neurológicos que trazem implicações para a aquisição das modalidades oral e escrita da língua vernácula e suas consequências para o ensino de língua materna.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1486391 - Mariangela de Araujo
 
Programa Resumido
Distúrbio do processamento auditivo, dislexia e transtorno do espectro do autismo (TEA): definições, implicações nas modalidades oral e escrita da língua e consequências para o ensino de língua materna
 
 
 
Programa
Distúrbio do processamento auditivo
a)	Definição
b)	Implicações na oralidade
c)	Implicações na escrita
Dislexia
a)	Definição
b)	Implicações na oralidade
c)	Implicações na escrita
Transtorno do espectro do autismo
a)	Definição
b)	Implicações na oralidade
c)	Implicações na escrita
 Estratégias e adaptações no ensino de língua materna
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Discussões. Recurso a meios audiovisuais provenientes da tecnologia da informação e da comunicação.
Critério
Seminários e/ou trabalho semestral de avaliação
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho
 
Bibliografia
     
 Aquino, P. A. de. (2018). Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia. Cadernos de Estudos Linguísticos, 60(2), 538-544. https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648687

Bordin, S. M. S. Fale com ele: um estudo neurolinguistico do autismo. 2006. 129p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:
Blasi, H. F. Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística, 2006.
Grandin, T.; Panek, Ri. O cérebro autista. Rio de Janeiro: Record, 2015.
Fellipe, A. C. N. Análise comparativa entre testes de processamento auditivo central e o desempenho em tarefas de leitura e escrita. 2000. 150 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.
Lindenbojm Fridlin, S.; Desgualdo Pereira, L.; Perez, A. P. Relação entre dados coletados na anamnese e distúrbio do processamento auditivo. Revista CEFAC, São Paulo, vol. 16, núm. 2, março-abril, 2014, pp. 405-412
Machado, C. S. S. et al . Caracterização do processamento auditivo das crianças com distúrbio de leitura e escrita de 8 a 12 anos em tratamento no Centro Clínico de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Revista CEFAC, São Paulo, v. 13, n. 3, Junho de 2011, pp. 504-512.
Nunes, C.L.; Desgualdo-Pereira, L.; Carvalho, G.S. (2015) Associação das competências auditivas em crianças com dificuldades de aprendizagem. In: Z. Anastácio, G.S. Carvalho. & B. Pereira (Eds) Atividade Física, Saúde e Lazer. Desenvolvimento das Crianças e Problemáticas Relacionadas com a Saúde. Novas Edições Académicas. pp. 90-107
Pires, M. M. Avaliação da consciência fonológica e dos sistemas de memória em crianças portadoras do distúrbio do processamento auditivo (central). Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2013.
Reis, H. I. S.; Pereira, A. P. S.; Almeida, L. S. Características e Especificidades da Comunicação Social na Perturbação do Espectro do Autismo. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 22, n. 3, Setembro, 2016, p. 325-336.
Teles, P. Dislexia e disortografia. Da linguagem falada à linguagem escrita. A Intervenção Psicológica em Problemas de Educação e de Desenvolvimento Humano. Outubro, 2010. Edições Universitárias Lusófonas. Lisboa.

 

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