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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC1476 - Letramento acadêmico em diversas áreas do conhecimento
Academic literacy in various areas of knowledge

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
A dificuldade com a escrita acadêmica entre estudantes universitários tem motivado, na última década, principalmente, a criação de cursos e disciplinas, nas universidades, relacionados à área do letramento acadêmico. Isso demonstra alteração no antigo discurso sobre o déficit na escrita dos estudantes, por meio do qual alunos e escola básica eram responsabilizados pela qualidade de sua escrita e professores universitários não se sentiam responsáveis por ensinar o letramento em gêneros acadêmicos. A rejeição à ideia do déficit (BARTON e HAMILTON, 2000; GEE, 2015; LEA e STREET, 2014;) baseia-se no fato de que, desde seu ingresso no ensino superior, o estudante já é letrado, uma vez que conhece inúmeras outras formas de escrita, sem ter ainda se apropriado das práticas e dos gêneros acadêmicos exigidos no contexto da universidade, o que faz com que seja necessário que se explicitem os conhecimentos prévios de escrita dos alunos para que sejam desenvolvidos e ajustados ao padrão dos gêneros acadêmicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
527237 - Beatriz Daruj Gil
2052941 - Renato Paes de Almeida
 
Programa Resumido
O letramento acadêmico na perspectiva linguístico-discursiva em diversas áreas do
conhecimento.
 
 
 
Programa
1) Modelos de letramento; 2) Letramento prévio e letramento acadêmico 3)
Variação do letramento acadêmico nas áreas e subáreas do conhecimento em
relação: às habilidades linguísticas; aos gêneros acadêmicos (projeto, artigo,
pôster, resenha, monografia, texto multimodal); ao contexto de produção do
texto acadêmico (relações de poder na universidade, exigências governamentais
e institucionais) 4) Redação e edição do texto acadêmico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Método Aulas expositivas dialogadas; leitura e discussão coletiva de textos; discussões em grupos. A avaliação da disciplina será realizada por meio da produção e edição coletiva e individual de textos acadêmicos.
Critério
Capacidade de escrever gêneros acadêmicos. Capacidade de identificar problemas de inadequação ao gênero, tanto na leitura como na escrita. Capacidade de identificar problemas linguísticos. Capacidade de propor alternativas de escrita, principalmente por meio da edição de textos.
Norma de Recuperação
Os alunos farão trabalhos definidos pelos professores, dentro do prazo regimental estipulado.
 
Bibliografia
     
BARTON, D.; HAMILTON, M.. Literacy Practices. In: BARTON, D.; HAMILTON,
M.; IVANIC, R. . Situated Literacies. Reading and Writing in Context. London/New
York: Routledge, 2000. p. 7-15.
FISCHER, A. Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa.  Acta
Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v. 30, n. 2, p. 177-187, 2008.
GEE, J.P.; The new literacy studies. In: Rowsell, J., Pahl, K. The Routledge handbook
of Literacy Studies. London: Routledge, 2015. P. 35-48. Disponível em:
http://jamespaulgee.com/pdfs/The%20New%20Literacy%20Studies.pdf. Acesso em
21/08/2018.
LEA, M.R.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações.
Tradução de: Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Filologia e Linguística Portuguesa,
São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez.2014.
MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de
Linguística. Belo Horizonte, vol. 10, n. 2, p. 363-386, 2010.
OLIVEIRA, Helênio Fonseca de. Ensino do léxico: o problema da adequação
vocabular. Matraga, Rio de Janeiro, n. 19, p. 49-68, jul-dez 2006. Disponível em
http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga19/matraga19a03.pdf . Acesso em
09/08/2018.
SCHEIFER, C. L. A virada espacial nos novos estudos do letramento: em busca do
terceiro espaço. Calidoscópio. São Leopoldo, vol. 12, n. 1, p. 3-14, jan-abr. 2014.
SIMÕES, L.J.; JUCHUM, M. A. A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que
os alunos dizem em seus textos. Anais do Simpósio Internacional de Ensino de
Língua Portuguesa (SIELP). Língua, texto e ensino. Vol. 4, n. 1. Uberlândia, EDUFU,
2014. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-
content/uploads/2014/11/201..pdf . Acesso em 21/08/2018.
STREET, B.. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Paper da
Teleconferência Unesco Brasil sobre Letramento e Desenvolvimento, outubro, 2013

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas da USP.
Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP (parte I, II, III, e IV).
3.ed. Revisada, ampliada e modificada. São Paulo: Sistema Integrado de Bibliotecas da
USP, 2016. Disponível
em:http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Ite
mid=67&lang=pt-br. Acesso em 23/04/2019.
Obras de referência
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2009.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo.
Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mário. Dicionário Houaiss da língua portuguesa.
Objetiva, 2001.
 

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