Propiciar aos alunos e alunas o desenvolvimento de práticas de leitura e de criação poética e ficcional interartes (literatura, artes visuais, teatro, cinema, fotografia) a partir de repertórios culturais e literários de Portugal, Brasil e África; Promover o estabelecimento de relações entre a literatura e outras formas de arte (cinema, música, fotografia, artes plásticas, artes têxteis, performance) mediante o processo prático de criação e sua práxis reflexiva, tomando como base o campo teórico concernente aos Estudos Comparados; Promover o estabelecimento de relações entre a literatura e outros campos do saber (história, antropologia, medicina, psicanálise, educação), tomando como base o campo teórico concernente aos Estudos Comparados; Desenvolver a criatividade a partir da literatura e das artes; Promover e consolidar a criação artística como forma de ação, reflexão e transformação sobre o indivíduo e a sociedade; Contribuir com a efetivação da Lei 11.634/08 a partir da leitura de textos das literaturas africanas e negra/ afro-brasileira.
Criação artística interlinguagens; Arte e sociedade; Comparatismo contemporâneo; literaturas e culturas dos países de língua portuguesa em perspectiva comparada e interdisciplinar; literatura e outras artes; literatura e outros campos do saber; oficinas de leitura, escrita e criação artística; Lei 11.645/08.
Criação artística interlinguagens; Literatura, cultura e comparatismo contemporâneo; Relações interartes: Brasil/África/Portugal e outros repertórios artísticos e culturais; Processos de leitura e de escrita; Arte, subjetividade e cultura; Gêneros literários: formas e reconfigurações do cânone; Literatura e outras formas de arte: cinema, música, fotografia, artes plásticas, artes têxteis, performance; Literatura e outros campos do saber: história, antropologia, medicina, psicanálise, educação; Projetos de escrita e criação interlinguagens; Lei 11.645/08 e educação para as relações étnico-raciais.
AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. BAZIN, André. Ontologia da imagem fotográfica. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983. BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987. BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1974. DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2000. DIDI-HUBERMAN. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010. HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, s/d. LODGE, David. A arte da ficção. Porto Alegre: L&PM, 2010. MAMMET, David. Três usos da faca: sobre a natureza e a finalidade do drama. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, A. et alii. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2009. WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.