Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC1479 - Estudos Comparados De Literaturas De Língua Portuguesa VI - Oficina de literatura: literaturas de língua portuguesa e outras artes
Comparative Studies in Lusophone Literatures VI (Literary Workshop)

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos e alunas o desenvolvimento de práticas de leitura e de criação poética e ficcional interartes (literatura, artes visuais, teatro, cinema, fotografia) a partir de repertórios culturais e literários de Portugal, Brasil e África;
Promover o estabelecimento de relações entre a literatura e outras formas de arte (cinema, música, fotografia, artes plásticas, artes têxteis, performance) mediante o processo prático de criação e sua práxis reflexiva, tomando como base o campo teórico concernente aos Estudos Comparados; 
Promover o estabelecimento de relações entre a literatura e outros campos do saber (história, antropologia, medicina, psicanálise, educação), tomando como base o campo teórico concernente aos Estudos Comparados; 
Desenvolver a criatividade a partir da literatura e das artes;
Promover e consolidar a criação artística como forma de ação, reflexão e transformação sobre o indivíduo e a sociedade;
Contribuir com a efetivação da Lei 11.634/08 a partir da leitura de textos das literaturas africanas e negra/ afro-brasileira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5763421 - Emerson da Cruz Inacio
992985 - Fabiana Buitor Carelli
1779515 - Rosangela Sarteschi
1764978 - Vima Lia de Rossi Martin
 
Programa Resumido
Criação artística interlinguagens; Arte e sociedade; Comparatismo contemporâneo; literaturas e culturas dos países de língua portuguesa em perspectiva comparada e interdisciplinar; literatura e outras artes; literatura e outros campos do saber; oficinas de leitura, escrita e criação artística; Lei 11.645/08. 
 
 
 
Programa
Criação artística interlinguagens;
Literatura, cultura e comparatismo contemporâneo;
Relações interartes: Brasil/África/Portugal e outros repertórios artísticos e culturais;
Processos de leitura e de escrita;
Arte, subjetividade e cultura;
Gêneros literários: formas e reconfigurações do cânone;
Literatura e outras formas de arte: cinema, música, fotografia, artes plásticas, artes têxteis, performance;
Literatura e outros campos do saber: história, antropologia, medicina, psicanálise, educação;
Projetos de escrita e criação interlinguagens;
Lei 11.645/08 e educação para as relações étnico-raciais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Oficinas de leitura, escrita e criação interartes; Apreciação de filmes ficcionais e/ou documentais; Apreciação e análise de obras de arte em diversas linguagens artísticas; Audição de músicas, poemas e entrevistas; Aulas expositivas; Discussões coletivas; Seminários.
Critério
A aprendizagem será aferida mediante a elaboração de trabalhos criativos em diversos gêneros e linguagens, fichamentos, seminários, provas e/ou projetos de escrita, a critério da/o docente. Serão aprovadas/os as/os alunas/os que obtiverem média cinco ou superior a cinco no conjunto das atividades propostas como avaliação de desempenho.
Norma de Recuperação
A recuperação se fará mediante plano de estudo, compreendendo, a critério da/o docente, elaboração ou reelaboração de trabalhos escritos e/ou realização de prova oral e/ou escrita. O estabelecimento final dos resultados de aproveitamento, para fins de nota, dar-se-á até uma semana antes da data máxima de retificação de matrículas prevista para o semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. 
BAZIN, André. Ontologia da imagem fotográfica. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983. 
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987. 
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1974. 
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 
DIDI-HUBERMAN. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010. HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, s/d. 
LODGE, David. A arte da ficção. Porto Alegre: L&PM, 2010.
MAMMET, David. Três usos da faca: sobre a natureza e a finalidade do drama. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, A. et alii.  A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2009.
WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
 

Clique para consultar os requisitos para FLC1479

Clique para consultar o oferecimento para FLC1479

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP