Propiciar ao estudante contato com as fontes de poesia e poética indianas do 1o milênio d.C.; estudar os principais conceitos desenvolvidos na segunda fase da produção teórica (escola dos dhvanivādinas); ilustrar a técnica dos poetas por meio da leitura e comentário de passos selecionados da principais obras poéticas do período.
Panorama da poesia e poética na Índia Antiga; novidade na teoria poética; os modos de significação da linguagem; a especificidade do modo de significação poético; o modo de apreensão da significação poética; persistência da escola ālaṃkārika; da formação e atividade do poeta; análise de excertos de obras literárias.
Introdução: panorama da poesia e poética na Índia Antiga 1. Novidade na teoria poética: os Dhvanikārikās e o Dhvanyāloka (séc. IX) 1.1 Os modos de significação da linguagem (vr̥ttis). 1.2 A especificidade do modo de significação poético (dhvani-vr̥tti) 1.3 O modo de apreensão da significação poética. 2. Persistência da escola ālamkārika 2.1 A obra de Kuntaka (séc. X) 2.2 O conceito de vakrokti (discurso enviesado) em Kuntaka 3. Do poeta: a obra de Rājasekhara (séc. X). 3.1 Da formação do poeta 3.1 Da atividade do poeta Obs.: Os pontos teóricos serão ilustrados por meio do estudo minucioso de exemplos da produção poética do período.
Fontes primárias: JACOBI, H. (ed./trad.). Ānandavardhana’s Dhvanyāloka (Die Prinzipien der Poetik) ZDMG (Band 56, 57, Leipzig, 1903. DALAL, C. D. V. & SASTRY, A. Kāvyamīmāṃsā, a work on poetics by Rājaśekhara. Baroda, Gaekwad’s Oriental Series, 1916 (1924). RENOU, L. & STCHOUPAK, N. Le Kāvyamīmāṃsā de Rājaśekhara, traduit du Sanskrit, Paris, Imprimerie Nationale, 1946. DE, S. K. (ed.). The Vakrokti-jīvita, a treatise on Sanskrit Poetics by Rājānaka Kuntaka, with his own commentary. Calcutta, K. L. Mukhopadgyay, 1961 (3a ed.). Fontes secundárias: BRONNER, Y., SHULMAN, D. & TUBB, G. Toward a History of Kavya Literature. Oxford, OUP, 2014. DE, S. K. History of Sanskrit Poetics. Calcutá, 1960, 2 vols. DIWEKAR, H. R. Les fleurs de rhétorique dans L’Inde. Pairs, Adrien Maisonneuve, 1930. GEROW, E. A Glossary of Indian Figures of Speech. The Hague, 1971. GEROW, E. Indian Poetics (History of Indian Literature Vol. V). Wiesbaden, Otto Harassowitz, 1977. INGALLS, D. H. H. An Anthology of Sanskrit Court Poetry. Harvard, HOS, 44. JHA, K - Figurative poetry in Sanskrit literature.Delhi, Motilal Banarsidass, 1975. KANE, P.V. History of Sanskrit Poetics. Déli, 1961. KRISHNAMOORTHY, K. “Germs os the Theory of Dhvani”, in ABORI, 28, p. 190. KUNJUNNI RAJA, K. “Theory of Suggestion in Indian Semantics”, ALB, 19, p. 20. LIENHARD, S. A History of Classical Poetry – Sanskrit – Pali – Prakrit (A History of Indian Literature Vol. III, fasc. 1). Wiesbaden, Otto Harassowiz, 1984. PORCHER. M. C. Figures de style en Sanskrit. Paris,College de France. 1978. RENOU, L. “Sur la structure du kavya”, in Journal Asiatique CCXLV II, 1959. RENOU, L. e FILLIOZAT, J. - L'Inde classique. Paris, Payot, 1949 (vol . I), 1953, (vol. II). RENOU, L. “Le dhvani dans la poétique sanskrite”, in Adyar Library Bulletin, 18, p. 6. SHASTRI, G. B. A Concise History of Classical Sanskrit Literature. Delhi, Motilal Banarsidass, 1987. STERNBACH, L. Subhasita, Gnomic and Didactic Literature (A History of Indian Literature, Vol. IV). Wiesbaden, Otto Harassowitz, 1974. KEITH, A.B. - A History of Sanskrit Literature. London, Oxford University Press, 1961. WELLEK, R. & WARREN, A. Teoría Literária (prólogo de Dámaso Alonso). Madrid, Gredos, 1985.