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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0113 - Introdução à Filosofia
Introduction to Philosophy

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 240 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 80 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação: 31/12/2017

Objetivos
Introdução à leitura e análise de alguns textos básicos de autores centrais da filosofia moderna (Descartes, Hume e Kant), proporcionando um estudo introdutório das correntes racionalista e empirista nos séculos XVII e XVIII, do ponto de vista do conhecimento. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
426082 - Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros
74302 - Caetano Ernesto Plastino
499525 - Eduardo Brandão
1142709 - Joao Vergilio Gallerani Cuter
66115 - Jose Carlos Estevao
704905 - Luís César Guimarães Oliva
2566412 - Marco Antonio de Avila Zingano
1566730 - Marco Aurélio Werle
1356490 - Maurício Cardoso Keinert
1333111 - Mauricio de Carvalho Ramos
2809666 - Moacyr Ayres Novaes Filho
1591051 - Pedro Paulo Garrido Pimenta
56055 - Roberto Bolzani Filho
69758 - Sergio Cardoso
 
Programa Resumido
Abordagem introdutória de autores centrais do pensamento moderno, tendo em vista a compreensão do que sejam questões filosóficas. Haverá ênfase nas técnicas de leitura crítica e análise estrutural de textos.
 
 
 
Programa
1 ) Curso expositivo: “Metafísica e método em Descartes”. a) A dúvida hiperbólica e a moral provisória. b) O cogito: o primado do pensamento. c) A veracidade de Deus e a origem do erro. d) A distinção entre a alma e o corpo. e) A união da alma e do corpo e as paixões. 2) Curso expositivo: “Metafísica e crítica em Kant”. a) O ceticismo de Hume. b) Juízos sintéticos e juízos analíticos. c) Fenômeno e coisa em si. d) Ideias da razão. 3) Seminário: Descartes, Regras para a direção do espírito. a) O método cartesiano: resolução e composição. b) A autonomia da razão. c) Intuição e dedução. d) Experiência versus razão. e) O uso de modelos e hipóteses. 4) Seminário: Hume, Investigação acerca do entendimento humano. a) A doutrina das ideias em Hume. b) O conceito de causalidade. c) O problema da indução. d) O papel da experiência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Descartes Discurso do Método. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. Obras escolhidas. São Paulo: Perspectiva, 2010. Obras. Coleção Os Pensadores. São Paulo: várias edições. Princípios de filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002. Regras para a direcção do espírito. Lisboa: Edições 70, 1989. O mundo ou tratado da luz / O homem. Campinas: Edunicamp, 2009. Hume Investigação acerca do entendimento humano. Coleção Os Pensadores. São Paulo: várias edições. Sumário do Tratado da Natureza Humana. São Paulo: Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1975. Tratado da natureza humana. São Paulo: Edunesp, 2009. Kant Crítica da Razão Pura. Coleção Os Pensadores. São Paulo: várias edições. Os Progressos da Metafísica. Lisboa: Edições 70, 1995. Prolegômenos a toda metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 2008. Estudos ALQUIÉ, Ferdinand. (ed.). Galileu, Descartes e o mecanismo. Lisboa: Gradiva, 1987. CLARKE, Desmond M. La filosofia de la ciência de Descartes. Madrid: Alianza Universidad, 1999. COTTINGHAM, John. Dicionário Descartes. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. COVENTRY, Angela M. Compreender Hume. Petrópolis: Vozes, 2011. GUÉROULT, Martial, Descartes selon l’ordre des raisons. Paris: Aubier, 1953, 2 vol. KOYRÉ, Alexandre. Considerações sobre Descartes. Lisboa: Presença, 1992. LEBRUN, Gerard. Kant e o fim da metafísica. São Paulo: Martins Fontes, 2002. _____. Sobre Kant. São Paulo: Iluminuras, 1993. MARION, Jean-Luc. Sobre a ontologia cinzenta de Descartes. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. MONTEIRO, João Paulo. Hume e a epistemologia. São Paulo: Edunesp, 2009. TEIXEIRA, Lívio. Ensaio sobre a moral de Descartes. São Paulo: Brasiliense, 1990. Bibliografia sobre ensino de filosofia CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008. FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012. MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
 

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