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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0114 - Filosofia Geral
Geral Philosophy

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 240 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 80 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação: 31/12/2017

Objetivos
Abordagem de autores clássicos, com ênfase no procedimento monográfico de leitura e análise de textos, buscando discutir como e por que uma filosofia racionalista não exclui os afetos e como e por que uma filosofia da necessidade absoluta não exclui mas afirma, sob outra perspectiva, a liberdade humana. Isso proporcionará um aprofundamento de algumas das principais características da filosofia moderna, sobretudo aquelas que mais terão ressonância na contemporaneidade. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
426082 - Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros
74302 - Caetano Ernesto Plastino
2542645 - Carlos Eduardo de Oliveira
626300 - Edelcio Gonçalves de Souza
499525 - Eduardo Brandão
851685 - Homero Silveira Santiago
1142709 - Joao Vergilio Gallerani Cuter
66115 - Jose Carlos Estevao
704905 - Luís César Guimarães Oliva
1064470 - Luiz Sergio Repa
2736342 - Marcio Suzuki
1566730 - Marco Aurélio Werle
1240730 - Marcus Sacrini Ayres Ferraz
1356490 - Maurício Cardoso Keinert
2809666 - Moacyr Ayres Novaes Filho
1591051 - Pedro Paulo Garrido Pimenta
1965951 - Ricardo Nascimento Fabbrini
44611 - Ricardo Ribeiro Terra
56055 - Roberto Bolzani Filho
69758 - Sergio Cardoso
2198054 - Silvana de Souza Ramos
1933628 - Tessa Moura Lacerda
1810180 - Valter Alnis Bezerra
1803971 - Vladimir Pinheiro Safatle
 
Programa Resumido
Abordagem de autores clássicos da filosofia moderna, sobretudo Espinosa, buscando discutir com os estudantes como e por que uma filosofia racionalista não exclui os afetos e uma filosofia da necessidade absoluta não exclui mas afirma a liberdade humana.
 
 
 
Programa
1) As ideias de paixão e ação na filosofia antiga e renascentista. 2) As ideias de paixão e ação na filosofia moderna (Descartes e Hobbes). 3) As ideias de paixão e ação na filosofia da necessidade imanente (a parte III da Ética de Espinosa à luz das partes I e II). 4) Análise do prefácio da parte III da Ética de Espinosa. 5) A relação corpo-mente e o conatus como essência atual de uma coisa singular. 6) Imaginação e paixão: a causa adequada. 7) Razão, intelecto e ação: a causa adequada. 8) Os afetos originários: alegria, tristeza e desejo. 9) Definições reais e definições nominais dos afetos. 10) A força dos afetos e a liberdade humana.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
 
Bibliografia
     
ABREU, Luís Machado de. Spinoza. A utopia da razão. Lisboa: Vega Universidade, 1993. ALAIN. Spinoza. Paris: Gallimard, 1972. AURÉLIO, Diogo Pires. “Introdução”. In: Espinosa. Tratado Teológico-Político. Lisboa: Imprensa Nacional, 1988. CHAUÍ, Marilena. A nervura do real. imanência e liberdade em Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, 2 tomos. _____. Espinosa. Uma filosofia da liberdade. São Paulo: Moderna. 1994. _____. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras. 2011. DELBOS, Victor. O espinosismo. São Paulo: Discurso Editorial, 2002. DESCARTES, René. Tratado das paixões. In: Obras. Col. Os Pensadores. São Paulo: várias edições (há outras traduções) ESPINOSA, Bento de. Ética. São Paulo: Edusp, 2015 (há outras traduções). FERREIRA, Maria Luísa. A dinâmica da razão na filosofia de Espinosa. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1997. GLEIZER, Marcos André. Espinosa e a afetividade humana. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005. HOBBES, Thomas. Do cidadão. São Paulo: Martins Fontes, 2002. HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003. LEVY, Lia. O autômato espiritual. A subjetividade moderna segundo a Ética de Espinosa. Porto Alegre: L&PM, 1999. NEGRI, Antonio. A anomalia selvagem. Poder e potência em Spinoza. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. PASCAL, Blaise. Pensamentos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005. TEIXEIRA, Lívio. A doutrina dos modos de percepção e o problema da abstração em Espinosa. São Paulo: Edunesp, 2002. _____. Ensaio sobre a moral de Descartes. São Paulo: Brasiliense, 1990. YOVEL, Yirmiyahu. Espinosa e outros hereges. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1993, 2 vol. Bibliografia sobre ensino de filosofia CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008. FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012. MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
 

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