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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0114 - Filosofia Geral
Geral Philosophy

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 240 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 80 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Tendo em vista a formação de professores, o curso tem como objetivo específico a revisão de conteúdos associados às disciplinas de história, filosofia e ciências humanas do Ensino Médio, bem como a discussão sobre a preparação de material didático específico para as temáticas escolhidas, o que inclui: estruturação e avaliação de argumentos; seleção adequada de material bibliográfico e audiovisual; capacidade de organização e apresentação verbal e visual de temas filosóficos, conforme os diversos recursos tecnológicos disponíveis. Com isso, o curso concentra-se em parte na preparação de aulas para o ensino médio, no que o aluno deverá ser capaz de articular num mesmo percurso pedagógico a transformação do conceito de paixão ao longo da história.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
426082 - Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros
74302 - Caetano Ernesto Plastino
2542645 - Carlos Eduardo de Oliveira
626300 - Edelcio Gonçalves de Souza
499525 - Eduardo Brandão
851685 - Homero Silveira Santiago
1142709 - Joao Vergilio Gallerani Cuter
66115 - Jose Carlos Estevao
704905 - Luís César Guimarães Oliva
1064470 - Luiz Sergio Repa
2736342 - Marcio Suzuki
1566730 - Marco Aurélio Werle
1240730 - Marcus Sacrini Ayres Ferraz
1356490 - Maurício Cardoso Keinert
2809666 - Moacyr Ayres Novaes Filho
1591051 - Pedro Paulo Garrido Pimenta
1965951 - Ricardo Nascimento Fabbrini
44611 - Ricardo Ribeiro Terra
56055 - Roberto Bolzani Filho
69758 - Sergio Cardoso
2198054 - Silvana de Souza Ramos
1933628 - Tessa Moura Lacerda
1810180 - Valter Alnis Bezerra
1803971 - Vladimir Pinheiro Safatle
 
Programa Resumido
Tendo em vista a formação de professores, o curso tem como objetivo específico a revisão de conteúdos associados às disciplinas de história, filosofia e ciências humanas do Ensino Médio, bem como a discussão sobre a preparação de material didático específico para as temáticas escolhidas, o que inclui: estruturação e avaliação de argumentos; seleção adequada de material bibliográfico e audiovisual; capacidade de organização e apresentação verbal e visual de temas filosóficos, conforme os diversos recursos tecnológicos disponíveis. Com isso, o curso concentra-se em parte na preparação de aulas para o ensino médio, no que o aluno deverá ser capaz de articular num mesmo percurso pedagógico a transformação do conceito de paixão ao longo da história.
 
 
 
Programa
1) As ideias de paixão e ação na filosofia antiga e renascentista. 
2) As ideias de paixão e ação na filosofia moderna (Descartes e Hobbes). 
3) As ideias de paixão e ação na filosofia da necessidade imanente (a parte III da Ética de Espinosa à luz das partes I e II). 
4) Análise do prefácio da parte III da Ética de Espinosa. 
5) A relação corpo-mente e o conatus como essência atual de uma coisa singular. 
6) Imaginação e paixão: a causa adequada. 
7) Razão, intelecto e ação: a causa adequada. 
8) Os afetos originários: alegria, tristeza e desejo. 
9) Definições reais e definições nominais dos afetos. 
10) A força dos afetos e a liberdade humana..
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Volume 3, Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_ volume_03_internet.pdf
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ CienciasHumanas.pdf
CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008. 
FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. 
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo. 
MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2004.
BACICH, L.; NETO, A.T.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido – Personalização e tecnologia na educação. São Paulo: Penso, 2015. 
ABREU, Luís Machado de. Spinoza. A utopia da razão. Lisboa: Vega Universidade, 1993. 
ALAIN. Spinoza. Paris: Gallimard, 1972. 
AURÉLIO, Diogo Pires. “Introdução”. In: Espinosa. Tratado Teológico-Político. Lisboa: Imprensa Nacional, 1988. 
CHAUÍ, Marilena. A nervura do real. imanência e liberdade em Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, 2 tomos. 
_____. Espinosa. Uma filosofia da liberdade. São Paulo: Moderna. 1994. 
_____. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras. 2011. 
DELBOS, Victor. O espinosismo. São Paulo: Discurso Editorial, 2002. 
DESCARTES, René. Tratado das paixões. In: Obras. Col. Os Pensadores. São Paulo: várias edições (há outras traduções) 
ESPINOSA, Bento de. Ética. São Paulo: Edusp, 2015 (há outras traduções). 
FERREIRA, Maria Luísa. A dinâmica da razão na filosofia de Espinosa. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1997. 
GLEIZER, Marcos André. Espinosa e a afetividade humana. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005. 
HOBBES, Thomas. Do cidadão. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 
HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 
LEVY, Lia. O autômato espiritual. A subjetividade moderna segundo a Ética de Espinosa. Porto Alegre: L&PM, 1999. 
NEGRI, Antonio. A anomalia selvagem. Poder e potência em Spinoza. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. 
PASCAL, Blaise. Pensamentos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005. 
TEIXEIRA, Lívio. A doutrina dos modos de percepção e o problema da abstração em Espinosa. São Paulo: Edunesp, 2002. 
_____. Ensaio sobre a moral de Descartes. São Paulo: Brasiliense, 1990. 
YOVEL, Yirmiyahu. Espinosa e outros hereges. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1993, 2 vol.

Bibliografia recomendada como recursos metodológicos para leitura e escrita: 
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 1986.
KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. - 7ª edição – Campinas, SP: Pontes, 2000.
LEITE, Ligia Chiappini M. (coord.) Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997. v. 1-10.
PIETRI, E.. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. 1. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
 

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