Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0115 - Introdução à Filosofia I
Introduction to Philosophy I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Iniciar na filosofia política os estudantes do primeiro ano do curso de filosofia, com base em alguns textos inaugurais da Modernidade, os quais apresentam problemas que continuam sendo fundamentais na reflexão sobre as diversas figuras do poder. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
851685 - Homero Silveira Santiago
 
Programa Resumido
Abordagem de autores clássicos do pensamento político com ênfase na leitura crítica e análise estrutural de textos. Buscar-se-á reconstruir as principais teses defendidas pelos autores estudados, bem como explicitar as discussões argumentativas nas quais se inserem.
 
 
 
Programa
1) Antes da modernidade: os gregos e os medievais (situação do problema). 2) Justiça social: a crítica de Thomas More à propriedade. 3) Eficácia política: a contestação de Maquiavel à política cristã.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BIGNOTTO, Newton. Maquiavel Republicano. São Paulo: Loyola, 1991. CONSTANT, Benjamin. A liberdade dos antigos comparada à dos modernos. São Paulo: Atlas Editora, 2015. LEFORT, Claude. Machiavel: le travail de l’œuvre. Paris: Gallimard, 1972. MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. São Paulo: Martins Fontes, 2007. _____. O Príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 2010. MORE, Thomas. Utopia. São Paulo: Martins Fontes, 1999. NOVAES, Adauto (org.). Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. SKINNER, Quentin. As Fundações do Pensamento Político Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. TOMÁS DE AQUINO. Escritos Políticos de Santo Tomás de Aquino. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. Bibliografia sobre ensino de filosofia CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo, Ática, 2008. FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas, Papirus, 2012. MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo, FE-USP, 2001, mimeo. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
 

Clique para consultar os requisitos para FLF0115

Clique para consultar o oferecimento para FLF0115

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP