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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0115 - Introdução à Filosofia I
Introduction to Philosophy I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 40 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo iniciar os estudantes do primeiro ano na filosofia política, com base em alguns textos inaugurais da Modernidade, os quais apresentam problemas que continuam sendo fundamentais na reflexão sobre as diversas figuras do poder. Nesse sentido, ela apresenta conteúdo voltado à prática docente no Ensino Médio, promovendo de modo sistemático o desenvolvimento de noções introdutórias de pesquisa filosófica, com particular atenção ao fichamento de textos e à redação de trabalhos acadêmicos, além da seleção adequada de obras clássicas e contemporâneas e, nos seminários, a capacidade de apresentar e defender argumentos. Abordagem de autores clássicos do pensamento político com ênfase na leitura crítica e análise estrutural de textos. Buscar-se-á reconstruir as principais teses defendidas pelos autores estudados, bem como explicitar as discussões argumentativas nas quais se inserem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3105829 - Alex de Campos Moura
851685 - Homero Silveira Santiago
 
Programa Resumido
A disciplina tem como objetivo iniciar os estudantes do primeiro ano na filosofia política, com base em alguns textos inaugurais da Modernidade, os quais apresentam problemas que continuam sendo fundamentais na reflexão sobre as diversas figuras do poder. Nesse sentido, ela apresenta conteúdo voltado à prática docente no Ensino Médio, promovendo de modo sistemático o desenvolvimento de noções introdutórias de pesquisa filosófica, com particular atenção ao fichamento de textos e à redação de trabalhos acadêmicos, além da seleção adequada de obras clássicas e contemporâneas e, nos seminários, a capacidade de apresentar e defender argumentos. Abordagem de autores clássicos do pensamento político com ênfase na leitura crítica e análise estrutural de textos. Buscar-se-á reconstruir as principais teses defendidas pelos autores estudados, bem como explicitar as discussões argumentativas nas quais se inserem.
 
 
 
Programa
1) Antes da modernidade: os gregos e os medievais (situação do problema). 
2) Justiça social: a crítica de Thomas More à propriedade. 
3) Eficácia política: a contestação de Maquiavel à política cristã.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BIGNOTTO, Newton. Maquiavel Republicano. São Paulo: Loyola, 1991. 
CONSTANT, Benjamin. A liberdade dos antigos comparada à dos modernos. São Paulo: Atlas Editora, 2015. 
MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 
_____. O Príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 
MORE, Thomas. Utopia. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 
NOVAES, Adauto (org.). Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 
SKINNER, Quentin. As Fundações do Pensamento Político Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. 
TOMÁS DE AQUINO. Escritos Políticos de Santo Tomás de Aquino. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008. 
FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. 
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012. 
MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf 
Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf

Bibliografia recomendada como recursos metodológicos para leitura e escrita: 
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 1986.
KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. - 7ª edição – Campinas, SP: Pontes, 2000.
LEITE, Ligia Chiappini M. (coord.) Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997. v. 1-10.
PIETRI, E.. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. 1. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
 

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