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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0116 - Filosofia Geral I
General Philosophy I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação: 31/12/2017

Objetivos
O curso proporá reflexões críticas acerca de questões centrais da filosofia política, em particular aquela da desigualdade política e seus efeitos sociais. A análise se centrará em textos clássicos da tradição da filosofia política, o Discurso da servidão voluntária, de La Boétie, e o Discurso sobre a origem da desigualdade, de Rousseau, problematizando diferentes modelos teóricos para compreensão dos temas estudados. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
851685 - Homero Silveira Santiago
44611 - Ricardo Ribeiro Terra
 
Programa Resumido
Análise crítica de textos de autores clássicos, com ênfase na reconstrução do movimento argumentativo. As discussões se centrarão no Discurso da servidão voluntária, de La Boétie, e no Discurso sobre a origem da desigualdade, de Rousseau.
 
 
 
Programa
1) La Boétie e o enigma da servidão voluntária: a) A leitura de Pierre Clastres: a divisão originária da sociedade. b) A leitura de Claude Lefort: o silêncio e a fala política. c) A leitura de Marilena Chauí: a recusa de servir. 2) Rousseau e a origem da desigualdade: a) O estado de natureza: independência e autonomia. b) A agricultura, a metalurgia e a propriedade. c) O contrato do rico. d) O advento do despotismo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
CASSIRER, Ernest. A filosofia do Iluminismo. Campinas: Edunicamp, 1992. _____. Le problème Jean-Jacques Rousseau. Paris: Hachette, 1987. CHAUI, Marilena. Contra a servidão voluntária. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência. São Paulo: Cosac Naify, 2010. GOLDSHMIDT, Victor. Anthropologie et histoire, les principes du système de Rousseau. Paris: J. Vrin, 1974. HAZARD, Paul. O pensamento europeu no século XVIII. Lisboa: Editorial Presença, 1983. KUNTZ, Rolf. Fundamentos da teoria política de Rousseau. São Paulo: Barcarolla, 2012. LA BOÉTIE, Étienne de. Discurso da servidão voluntária. Comentários de C. Lefort, P. Clastres e M. Chaui. São Paulo: Brasiliense, 2008. MESNARD, Pierre. L’essor de la philosophie politique au XVI siècle. Paris: J. Vrin, 1977. PRADO JR., Bento. A retórica de Rousseau e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2008. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. Col. Os Pensadores. São Paulo: várias edições (há outras traduções). _____. Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens. Col. Os Pensadores. São Paulo: várias edições (há outras traduções). _____. Oeuvres Complètes. Paris: Gallimard, 1964, tomo III. SALINAS FORTES, Luiz Roberto. O bom selvagem. São Paulo: FTD, 1987. _____. Rousseau, da teoria à prática. São Paul:, Ática, 1976. SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. STAROBINSKI, Jean. Rousseau, a transparência e o obstáculo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. STRECK, Danilo Romeu. Rousseau e a educação. São Paulo: Autêntica, 2007. VV.AA. Pensée de Rousseau. Paris: Seuil, 1984. Bibliografia sobre ensino de filosofia CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008. FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012. MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
 

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