Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0218 - Estética I
Aesthetics I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Investigação de problemas e conceitos fundamentais da estética e da filosofia da arte, a partir de abordagem histórica e temática, tendo em vista a reflexão sobre a natureza do belo e da obra de arte. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
46464 - Luiz Fernando Batista Franklin de Matos
2736342 - Marcio Suzuki
1566730 - Marco Aurélio Werle
1965951 - Ricardo Nascimento Fabbrini
 
Programa Resumido
Ao longo do curso serão tratados alguns dos seguintes aspectos mais específicos da disciplina: imitação; história da arte; gêneros artísticos; juízo e gosto; crítica de arte; arte e epistemologia; arte, ética e política; arte e linguagem; arte e ciência; o fim da arte; etc.
 
 
 
Programa
1) O princípio arcaico de imitação. 2) A história da arte. 3) Os gêneros artísticos. 4) Juízo, gosto e o gênio artístico. 5) Arte, ética e política. 6) Arte e ciência. 7) Arte e representação. 8) O fim da arte. 9) Arte e retórica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
ADORNO, T.W. & HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Tradução de Guido de Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1985. _____. Teoria estética. Tradução de Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1999. ALBERTI, L.B. Da pintura. Tradução de Antônio da Silveira Mendonça. Campinas: Editora da Unicamp, 1999. ARISTÓTELES. A poética. Tradução de Eudoro de Souza. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 2000. BELTING, H. O fim da filosofia da arte. Tradução de Rodnei Santos. São Paulo: Cosac Naify, 2006. BAUMGARTEN, A. A Lógica da arte e do poema. Tradução de Míriam Sutter Medeiros. Petrópolis: Vozes, 1993. BENJAMIN, W. A origem do drama barroco alemão. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1989. DANTO, A. A transfiguração do lugar-comum. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2010. DIDEROT, D. Obras II: estética, poética e contos. São Paulo, Perspectiva, 2000. _____. Ensaios sobre a pintura. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. HEGEL, G.W.F. Cursos de estética I. Tradução de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 1999. HORÁCIO. “Carta aos Pisões”. In: A Poética Clássica. Tradução de Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 2005. KANT, I. Crítica da faculdade do juízo. Tradução de Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993. _____. Observações sobre o Sentimento do Belo e do Sublime. Tradução de Vinicius de Figueiredo. Campinas: Papirus, 1993. LESSING, G.E. Laocoonte. Tradução de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1999. NIETZSCHE, F. O Nascimento da tragédia. Tradução de Jacó Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. PLATÃO. A república. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1982. _____. Hípias maior. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 1980. SCHELLING, F.W.J. Filosofia da arte. Tradução de Márcio Suzuki. São Paulo: Edusp, 2001. Bibliografia sobre ensino de filosofia CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008. FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012. MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
 

Clique para consultar os requisitos para FLF0218

Clique para consultar o oferecimento para FLF0218

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP