A disciplina tem como objetivo principal introduzir os estudantes nas duas principais filosofias da Antiguidade: a de Platão e a de Aristóteles, particularmente em alguns dos numerosos temas filosóficos inaugurados por esses pensadores; temas que determinaram os destinos de boa parte da história do pensamento ocidental: metafísica, ontologia, teoria do conhecimento, ética, política, psicologia. Sempre privilegiando os textos dos filósofos, pretende-se expor e comentar conceitos fundamentais como ser, substância, forma, matéria, conhecimento, virtude, formas de governo, alma. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do aluno para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
1) Platão: a) O conceito platônico de forma ou ideia. Os limites do sensível e a afirmação do logos. b) A imortalidade da alma e sua tripartição. Relação entre razão, irascibilidade e desejo. c) A cidade justa e o filósofo-governante. Crítica à democracia. d) A aquisição das virtudes e sua unidade. e) A dialética, o método de divisão, a relação complexa das formas supremas. 2) Aristóteles: a) O hilemorfismo e a crítica ao platonismo: a teoria da substância sensível. b) O primeiro motor imóvel e a filosofia da natureza. c) Sensação e intelecto na teoria da alma. d) Teoria da ação e recusa do intelectualismo. As virtudes morais e a phrónesis. e) Teoria do silogismo e demonstração. O papel da definição. f) As formas de governo. A justiça distributiva. Práticas de Componentes Curriculares: Discussão de temas correlatos que podem ser aplicados no ensino médio: a) As diferentes concepções de Paidéia no mundo grego. b) Pré-socráticos e o problema da realidade primeira. c) Sofistas. d) Platão e o mito da caverna. e) Ética aristotélica.
Bibliografia Básica: Filósofos na Sala de Aula (vols. 1 e 3). Organização de Vinícius Figueiredo. Curitiba: Berlendis & Vertecchia, 2006. Introdução à História da Filosofia (vol. 1). Marilena Chauí. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. Paidéia: a formação do homem grego. Werner Jaeger. São Paulo: Martins Fontes,1995. As origens do pensamento grego. Jean Pierre Vernant. São Paulo: DIFEL, 2005. Platão Dialogues. Paris: Les Belles Lettres, várias edições. Fédon. Belém: Ed. Universidade Federal do Pará, 2011. Fédon. São Paulo: Imprensa Oficial, Ed. UnB, 2000. Fedro. Belém: Ed. Universidade Federal do Pará, 2011. Fedro. Lisboa: Edições 70, 1997. Filebo. São Paulo, Rio de Janeiro: Loyola, Ed. PUC-Rio, 2012. Górgias. São Paulo: Perspectiva, 2011. Leis. Bauru (SP): Edipro, 1999. Mênon. São Paulo, Rio de Janeiro: Loyola, Ed. PUC-Rio, 2001. O Banquete. Belém: Ed Universidade Federal do Pará, 2011. O Banquete. São Paulo: Difel, 1986. Parmênides. São Paulo, Rio de Janeiro: Loyola, Ed. PUC-Rio, 2003. Platonis Opera. Ed. J. Burnet. Oxford: Clarendon Press, várias edições. Protágoras. Lisboa: Relógio d’Água, 1999. República. Belém: Ed. Universidade Federal do Pará, 2000. República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. República. São Paulo: Martins Fontes, 2006. Teeteto. Belém: Ed. Universidade Federal do Pará, 2001. Teeteto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005. Timeu. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. Aristóteles A Constituição de Atenas. São Paulo: Hucitec, 1995. Aristotelis Opera. Ed. I. Bekker. Berlim: W. de Gruyter, 1960. Aristotelis Opera. Oxford: Oxford Classical Texts, várias edições. Categorias. Porto: Porto Editora, 1995. Da Interpretação. São Paulo: Edunesp, 2013. De Anima. São Paulo: Ed. 34, 2006. Ethica Nicomachea I13-III8. Tratado da Virtude Moral. São Paulo: Odysseus, 2008. Ética a Nicômaco. São Paulo: Atlas, 2009. Física I-II. Campinas: Ed. Unicamp, 2009. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2002. Órganon. Bauru (SP): Edipro, 2005. Política. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Segundos analíticos II. Campinas: IFCH-Unicamp, 2002. The Complete Works of Aristotle. The Revised Oxford Translation. Princeton: Princeton University Press, 1995, 2 vol. Bibliografia sobre ensino de filosofia CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008. FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012. MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf