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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0228 - História da Filosofia Antiga I
History of Ancient Philosophy I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo principal introduzir os estudantes nas duas principais filosofias da Antiguidade: a de Platão e a de Aristóteles, particularmente em alguns dos numerosos temas filosóficos inaugurados por esses pensadores; temas que determinaram os destinos de boa parte da história do pensamento ocidental: metafísica, ontologia, teoria do conhecimento, ética, política, psicologia. Sempre privilegiando os textos dos filósofos, pretende-se expor e comentar conceitos fundamentais como ser, substância, forma, matéria, conhecimento, virtude, formas de governo, alma.
Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.;  b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do aluno para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7818512 - Evan Robert Keeling
2566412 - Marco Antonio de Avila Zingano
73281 - Mario Miranda Filho
56055 - Roberto Bolzani Filho
 
Programa Resumido
A disciplina tem como objetivo principal introduzir os estudantes nas duas principais filosofias da Antiguidade: a de Platão e a de Aristóteles, particularmente em alguns dos numerosos temas filosóficos inaugurados por esses pensadores; temas que determinaram os destinos de boa parte da história do pensamento ocidental: metafísica, ontologia, teoria do conhecimento, ética, política, psicologia. Sempre privilegiando os textos dos filósofos, pretende-se expor e comentar conceitos fundamentais como ser, substância, forma, matéria, conhecimento, virtude, formas de governo, alma.
Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.;  b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do aluno para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Programa
1) Platão:
a) O conceito platônico de forma ou ideia.  Os limites do sensível e a afirmação do logos.
b) A imortalidade da alma e sua tripartição. Relação entre razão, irascibilidade e desejo.
c) A cidade justa e o filósofo-governante. Crítica à democracia.
d) A aquisição das virtudes e sua unidade.
e) A dialética, o método de divisão, a relação complexa das formas supremas.

2) Aristóteles:
a) O hilemorfismo e a crítica ao platonismo: a teoria da substância sensível.
b) O primeiro motor imóvel e a filosofia da natureza.
c) Sensação e intelecto na teoria da alma.
d) Teoria da ação e recusa do intelectualismo. As virtudes morais e a phrónesis.
e) Teoria do silogismo e demonstração. O papel da definição.
f) As formas de governo. A justiça distributiva.

Práticas de Componentes Curriculares:

Discussão de temas correlatos que podem ser aplicados no ensino médio: a) As diferentes concepções de Paidéia no mundo grego. b) Pré-socráticos e o problema da realidade primeira. c) Sofistas. d) Platão e o mito da caverna. e) Ética aristotélica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

Filósofos na Sala de Aula (vols. 1 e 3). Organização de Vinícius Figueiredo. Curitiba: Berlendis & Vertecchia, 2006. Introdução à História da Filosofia (vol. 1). Marilena Chauí. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 
Paidéia: a formação do homem grego. Werner Jaeger. São Paulo: Martins Fontes,1995. 
As origens do pensamento grego. Jean Pierre Vernant. São Paulo: DIFEL, 2005.

Platão
Dialogues. Paris: Les Belles Lettres, várias edições.
Fédon. Belém: Ed. Universidade Federal do Pará, 2011.
Fédon. São Paulo: Imprensa Oficial, Ed. UnB, 2000.
Fedro. Belém: Ed. Universidade Federal do Pará, 2011.
Fedro. Lisboa: Edições 70, 1997.
Filebo. São Paulo, Rio de Janeiro: Loyola, Ed. PUC-Rio, 2012.
Górgias. São Paulo: Perspectiva, 2011.
Leis. Bauru (SP): Edipro, 1999.
Mênon. São Paulo, Rio de Janeiro: Loyola, Ed. PUC-Rio, 2001.
O Banquete. Belém: Ed Universidade Federal do Pará, 2011.
O Banquete. São Paulo: Difel, 1986.
Parmênides. São Paulo, Rio de Janeiro: Loyola, Ed. PUC-Rio, 2003.
Platonis Opera. Ed. J. Burnet. Oxford: Clarendon Press, várias edições.
Protágoras. Lisboa: Relógio d’Água, 1999.
República. Belém: Ed. Universidade Federal do Pará, 2000.
República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.
República. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Teeteto. Belém: Ed. Universidade Federal do Pará, 2001.
Teeteto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
Timeu. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

Aristóteles
A Constituição de Atenas. São Paulo: Hucitec, 1995.
Aristotelis Opera. Ed. I. Bekker. Berlim: W. de Gruyter, 1960.
Aristotelis Opera. Oxford: Oxford Classical Texts, várias edições.
Categorias. Porto: Porto Editora, 1995.
Da Interpretação. São Paulo: Edunesp, 2013.
De Anima. São Paulo: Ed. 34, 2006.
Ethica Nicomachea I13-III8. Tratado da Virtude Moral. São Paulo: Odysseus, 2008.
Ética a Nicômaco. São Paulo: Atlas, 2009.
Física I-II. Campinas: Ed. Unicamp, 2009.
Metafísica. São Paulo: Loyola, 2002.
Órganon. Bauru (SP): Edipro, 2005.
Política. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Segundos analíticos II. Campinas: IFCH-Unicamp, 2002.
The Complete Works of Aristotle. The Revised Oxford Translation. Princeton: Princeton University Press, 1995, 2 vol.

Bibliografia sobre ensino de filosofia
CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008.
FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo.
Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf
Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
 

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