Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0229 - História da Filosofia Antiga II
History of Ancient Philosophy II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Nesta disciplina optativa procura-se abordar, analisar e comentar temas relacionados às filosofias de Platão e Aristóteles que não estão contemplados na ementa da disciplina obrigatória História da Filosofia Antiga I, mas que são igualmente de influência inegável para as filosofias posteriores. As análises sempre privilegiarão os textos dos dois filósofos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7818512 - Evan Robert Keeling
2566412 - Marco Antonio de Avila Zingano
73281 - Mario Miranda Filho
56055 - Roberto Bolzani Filho
 
Programa Resumido
Nos diálogos platônicos, destacam-se temas considerados “socráticos” e seus desdobramentos. Nos tratados aristotélicos, temas de estética, biologia, física e dialética.
 
 
 
Programa
1) Sócrates e a filosofia como missão divina: a consciência da ignorância.
2) O método socrático de refutação. O confronto com o sofista, o poeta e o orador.
3) Intelectualismo moral.
4) A poética aristotélica e a noção de imitação.
5) A retórica aristotélica e o entimema.
6) A análise aristotélica da geração e da corrupção.
7) O movimento dos animais.
8) A dialética aristotélica e seu papel nas ciências.

Observação: O curso desenvolverá de maneira orientada e sistemática atividades voltadas especialmente ao campo da extensão, sobretudo aquelas vinculadas a práticas de leitura, elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos que disponham de expressivo alcance junto à comunidade, estimulando a reflexão ativa sobre o vínculo entre sociedade e Universidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Platão
Apologia de Sócrates, Eutifron, Críton. Porto Alegre: L&PM, 2008.
Dialogues. Paris: Les Belles Lettres, várias edições.
Eutidemo. São Paulo/Rio de Janeiro, Loyola/Ed. PUC-Rio, 2011.
Górgias. São Paulo: Perspectiva, 2011.
Hípias menor, Íon. Porto Alegre: L&PM, 2007.
Platonis Opera. Ed. J. Burnet. Oxford: Clarendon, várias edicões.
Protágoras, Górgias, Fédon. Belém: Ed. Universidade Federal do Pará, 2002.
Protágoras. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.

Aristóteles
Órganon. Bauru (SP): Edipro, 2005.
Retórica das paixões. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Retórica. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 2000.
The Basic works of Aristotle. Nova York: Randon House, 2001.
The Complete Works of Aristotle. The Revised Oxford Translation. Princeton: Princeton University Press, 1995, 2 vol.
Tópicos. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 2007.
Poética. Col. Os Pensadores. São Paulo: várias edições.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Os produtos e materiais extensionistas produzidos visam a comunidade da USP, os interessados em geral e, sobretudo, o público-alvo composto pelo alunado e pelos profissionais do campo da educação (ensino médio e universitário) na área de Filosofia.
Objetivos da atividade
Desenvolver de modo orientado e sistemático atividades e/ou materiais e/ou produtos na área de Filosofia voltados especialmente ao campo da extensão, com particular ênfase sobre práticas de leitura, elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos com expressivo alcance junto à comunidade. Pretende-se, com isso, estimular a reflexão sobre a dimensão social presente no trabalho e na atuação na área da Filosofia, bem como fomentar a reflexão sobre o vínculo entre sociedade, Universidade e produção de conhecimento.
Descrição da atividade
Diversas possibilidades são pertinentes, e uma ou algumas delas podem ser destacadas a cada semestre. Dentre elas, destacamos: preparação de materiais de caráter extensionista; seminários; atividades em grupo; elaboração de projetos; práticas didáticas; monitorias; elaboração de textos voltados à comunidade-alvo; proposição de produtos extensionistas. Mantendo-se a ênfase sobre práticas vinculadas à leitura, à elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos com expressivo alcance junto à comunidade.
Indicadores de avaliação da atividade
Diversas possibilidades são pertinentes, e uma ou algumas delas podem ser destacadas a cada semestre. Dentre elas, destacamos: avaliações construídas em diálogo ativo com os alunos; elaboração de parâmetros aptos a mensurar a excelência e o alcance dos produtos apresentados; questionários, formulários e outros métodos que possibilitem dimensionar o alcance da atividade ou do material produzido; espaços em que o participante produza uma avaliação sobre o produto construído, sua trajetória ao longo do curso e sua interação com a comunidade visada.

Clique para consultar os requisitos para FLF0229

Clique para consultar o oferecimento para FLF0229

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP