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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0238 - História da Filosofia Moderna I
History of Modern Philosophy I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 40 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
Introduzir os estudantes no intenso debate de ideias presente no panorama filosófico do século XVII, tanto em sua vertente metafísica (Descartes, Espinosa, Leibniz, por exemplo) como em sua vertente empirista (Hobbes, Berkeley, Locke, entre outros), a partir do estudo de algum dos filósofos representativos do período. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
851685 - Homero Silveira Santiago
704905 - Luís César Guimarães Oliva
1933628 - Tessa Moura Lacerda
 
Programa Resumido
Apresentação e estudo dos principais conceitos da filosofia seiscentista.
 
 
 
Programa
1) O problema da reforma da filosofia. 2) Inatismo e empirismo. 3) O conhecimento e seus limites. 4) O infinito – a existência de Deus. 5) Necessidade e contingência. 6) A causalidade. 7) A noção de substância. 8) Física e metafísica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BERKELEY, George. Obras filosóficas. São Paulo: Edunesp, 2010. BERLIOZ, Dominique. Berkeley. Paris: J. Vrin, 2000. CHAPELL, Vere (org.). The Cambridge companion to Locke. Cambridge (EUA): Cambridge University Press, 1994. CHAUI, Marilena. Espinosa. Uma filosofia da liberdade. São Paulo: Moderna, 2006. COTTINGHAN, John (org.). Descartes. São Paulo: Ideias & Letras, 2009. DESCARTES, René. Meditações metafísicas. São Paulo: Martins Fontes, 2005. _____. Princípios da filosofia. São Paulo: Hemus, 2007. ESPINOSA, Bento de. Ética. São Paulo: Edusp, 2015. _____. Princípios da filosofia cartesiana. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. GARRETT, Don (org.). Spinoza. São Paulo: Ideias & Letras, 2011. HOBBES, Thomas. Do corpo. Parte I: Cálculo ou lógica. Campinas: Edunicamp, 2009. _____. Tratado sobre el cuerpo. Madrid: Trotta, 2000. JOLLEY, Nicolas (org.). The Cambridge companion to Leibniz. Cambridge (EUA): Cambridge University Press, 1995. LEIBNIZ, Gottfried W. Discurso de metafísica e outros textos. São Paulo, Martins Fontes, 2004. _____. Discurso de metafísica; Monadologia; O que é idéia; Da origem primeira das coisas; Novos ensaios sobre o entendimento humano (trechos). Col. Os Pensadores. São Paulo: várias edições. LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Descartes. A metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2006. LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999. MICHAUD, Yves. Locke. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003. PERKINS, Franklin. Compreender Leibniz. Petrópolis: Vozes, 2009. SORELL, Tom (org.). Hobbes. São Paulo: Ideias & Letras, 2011. TUCK, Richard. Hobbes. São Paulo: Loyola, 2001. WINKLER, Kenneth P. (org.). The Cambridge companion to Berkeley. Cambridge (EUA): Cambridge University Press, 2005. Bibliografia sobre ensino de filosofia CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008. FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012. MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
 

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