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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0239 - História da Filosofia Moderna II
History of Modern Philosophy II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
O curso pretende oferecer uma introdução à Filosofia Crítica de Kant através da exposição e discussão de textos centrais da principal obra do filósofo alemão, a Crítica da razão pura. Publicada pela primeira vez em 1781 e reeditada seis anos depois com alterações importantes, a Crítica empreende uma renovação do “modo de pensar” filosófico, propõe novos princípios para o conhecimento, empreende uma revisão dos fundamentos da metafísica e apresenta uma interpretação original da história da filosofia. Kant contribui assim para renovar o panorama da filosofia europeia, para a qual sua obra torna-se uma referência inescapável, além de lançar uma luz nova e instigante sobre a filosofia em geral, o que inclui, evidentemente, uma compreensão original do passado dessa disciplina.
Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3721091 - Isabel Coelho Fragelli
1591051 - Pedro Paulo Garrido Pimenta
 
Programa Resumido
O curso pretende oferecer uma introdução à Filosofia Crítica de Kant através da exposição e discussão de textos centrais da principal obra do filósofo alemão, a Crítica da razão pura, publicada em 1781, e que renova o panorama da filosofia europeia.
 
 
 
Programa
1) A revolução copernicana.
2) Condições transcendentais do conhecimento.
3) Doutrina dos elementos: formas da sensibilidade.
4) Doutrina dos elementos: formas do entendimento.
5) Ilusão e aparência.
6) Ideias da razão.
7) Contradições da razão consigo mesma.
8) Crítica da teologia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:

Kant
“Que significa orientar-se no pensamento?”. Tradução Floriano S. Fernandes. In: Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1985.
Crítica da razão pura. (Kritik der reinen Vernunft, 1781; 1787). Lisboa: Calouste-Gulbenkian, 1987 (a tradução brasileira, publicada coleção Os Pensadores, também pode ser utilizada).
Lógica. Tradução Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.
Prolegômenos a toda metafísica futura. Tradução Artur Morão. Lisboa: edições 70, 1987.
ALQUIÉ, F. La critique kantienne de la métaphysique. Paris: PUF, 1968.
CAYGILL, H. Dicionário Kant. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
DELEUZE, G. A filosofia crítica de Kant (La philosophie critique de Kant, 1963). Lisboa: Edições 70, 1987.
DELEUZE, G. A filosofia crítica de Kant (La philosophie critique de Kant, 1963). Lisboa: Edições 70, 1987.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas (Les mots et les choses, 1966). São Paulo: Martins Fontes, 1990.
LEBRUN, G. Sobre Kant. São Paulo: Iluminuras, 1992.
_____. Kant e o fim da metafísica (Kant et la fin de la métaphysique, 1970). São Paulo: Martins Fontes, 1992.

Bibliografia Complementar:

ALLISON, H. Kant’s transcendental idealism. New Haven: Yale University Press, 1983.
CASSIRER, E. Kant, vida y doctrina (Kants Leben und Lehre, 1908). México: FCE, 1985.
COHEN, H. La théorie kantienne de l’expérience (Kants theorie der Erfahrung, 1871). Paris: CERF, 2001.
DELBOS, V. La philosophie morale de Kant. Paris: Vrin, 1972.
DELEUZE, G. A filosofia crítica de Kant (La philosophie critique de Kant, 1963). Lisboa: Edições 70, 1987.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas (Les mots et les choses, 1966). São Paulo: Martins Fontes, 1990.
GUILLERMIT, L. “Kant e a filosofia crítica”. In: História da filosofia, vol. 5. Org. François Châtelet. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
_____. Leçons sur la Critique de la raison pure. Paris: Vrin, 2008.
HEIDEGGER, M. Kant et le problème de la métaphysique (Kant und das Problem der Metaphysik, 1932). Paris: Gallimard, 1953.
KRÜGER, G. Critique et morale chez Kant (Philosophie und Moral in der kantischen Kritik) Paris: Beauchesne, 1953.
LONGUENESSE, B. Kant et le pouvoir de juger. Paris: PUF, 1993. (Também em inglês: Kant and the capacity to judge, Princeton, Princeton University Press, 2000)
MAKKREEL, R. Imagination and interpretation in Kant. Chicago: Chicago University Press, 1994.
MARQUES, A. Organismo e sistema em Kant. Lisboa: Presença, 1987.
PHILONENKO, A. “Introduction”. In: Kant, Qu’est-ce que s’orienter dans la pensée. Paris: Vrin, 1986.
_____. L’Oeuvre de Kant. Paris: PUF, 1969-1972, 2 vol.
ROUSSET, B. La doctrine kantienne de l’objectivité. Paris: Vrin, 1967.
TERRA, R. R. Passagens. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.
TORRES FILHO, R. R. Ensaios de filosofia ilustrada. São Paulo: Iluminuras, 2004.
VLESCHAUWER. H. La déduction transcendentale dans l’oeuvre de Kant. Nova York: Garland reprints, 1976, 3 vol.
VUILLEMIN, J. L’héritage kantien et la révolution copernicienne. Paris: PUF, 1954.
WEIL, E. Problèmes kantiennes. Paris: Vrin, 1970.


Bibliografia sobre ensino de filosofia
CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008.
FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo.
Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf
Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
 

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