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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0248 - História da Filosofia Contemporânea I
History of Contemporary Philosophy I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
O propósito geral do curso consiste em examinar a estreita ligação entre as reflexões cosmológicas e a crítica dos valores no interior do pensamento de Nietzsche. Refazendo o percurso de seus textos, pretende-se analisar de que maneira ele elabora o conceito de vontade de potência, a teoria das forças e a doutrina do eterno retorno, ao mesmo tempo que introduz a noção de valor e inaugura o procedimento genealógico. Além disso, as análises conceituais, relacionados à temática do programa, capacitam o estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio. Treinam-se a leitura, a escrita e a transmissão didática de conteúdos específicos
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
45313 - Carlos Alberto Ribeiro de Moura
499525 - Eduardo Brandão
1240730 - Marcus Sacrini Ayres Ferraz
 
Programa Resumido
O propósito geral do curso consiste em examinar a estreita ligação entre as reflexões cosmológicas e a crítica dos valores no interior do pensamento de Nietzsche. Refazendo o percurso de seus textos, pretende-se analisar de que maneira ele elabora o conceito de vontade de potência, a teoria das forças e a doutrina do eterno retorno, ao mesmo tempo que introduz a noção de valor e inaugura o procedimento genealógico. Além disso, as análises conceituais, relacionados à temática do programa, capacitam o estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio. Treinam-se a leitura, a escrita e a transmissão didática de conteúdos específicos
 
 
 
Programa
1) O problema do estatuto da filosofia.
2) Modernidade e contemporaneidade.
3) A intencionalidade.
4) O estatuto do sujeito e do objeto.
5) A discussão sobre o transcendental. 
6) Fenomenologia e linguagem.
7) A crise da razão.
8) Filosofia e crítica.

Práticas de Componentes Curriculares:

Discussão de temas correlatos que podem ser aplicados no ensino médio: a) Sujeito e objeto. b) Crítica à modernidade. c) A fenomenologia como nova ordem do conhecimento. d) A fragmentação dos saberes. e) A crise da razão e suas implicações para o conhecimento do homem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Elaboração de prova ou dissertação, a critério do professor, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
Nietzsche - Civilização e Cultura. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2017. 
Bergson: Intuição e Discurso Filosófico. Franklin Leopoldo e Silva. São Paulo: Loyola, 1994. 
Arte e Intuição: A Questão Estética em Bergson. Izilda Johanson. São Paulo: Humanitas, 2005. 
Filósofos na Sala de Aula (vols. 1, 2 e 3). Organização de Vinícius Figueiredo. Curitiba: Berlendis & Vertecchia, 2006. 
Iniciação à História da Filosofia: Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

Bibliografia complementar:

BELLO, A. Fenomenologia e ciências humanas. Psicologia, história e religião. Trad. Miguel Mahfoud e Marina Massimi. Bauru, SP: Edusc, 2004.
_____. Introdução à fenomenologia. Trad. Jacinta Turolo Garcia e Miguel Mahfoud. Bauru, SP: Edusc, 2006.
BERNET, R. et al. An introduction to Husserlian phenomenology. Evanston (EUA): Northwestern University Press, 1993
CASTILHO, F. Husserl e a via redutiva da pergunta-recorrente que parte da Lebenswelt. Campinas: Edunicamp, 2015.
FABRI, M. Fenomenologia e cultura. Husserl, Levinas e a motivação ética do pensar. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.
FILHO, J. S. Empatia. Edmund Husserl e Edith Stein. São Paulo: Loyola, 2015.
GADAMER, H.-G. Hegel - Husserl - Heidegger. Trad. Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2012.
HARDY, L. (org.). Phenomenology of natural science. Boston: Kluwer, 1992.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Campinas: Edunicamp; Petrópolis: Vozes, 2012.
HEELAN, P. “Husserl’s later philosophy of natural science”. Philosophy of Science, vol. 54, 1987.
HUSSERL, E. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental. Trad. Pedro Alves. Rio de Janeiro: Forense, 2012.
_____. A ideia da fenomenologia. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2014.
_____. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Trad. Márcio Suzuki. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006.
_____. Investigações lógicas. Trad. Pedro M. S. Alves e Carlos Aurélio Morujão. Rio de Janeiro: Forense, 2012, 3 vol.
_____. Meditações cartesianas e Conferências de Paris. Trad. Pedro M. S. Alves. Rio de Janeiro: Forense, 2013. 
_____. Europa: crise e renovação. Trad. Pedro Alves e Carlos Morujão. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
HYDER, D.; RHEINBERGER, H. (orgs.). Sciences and the life-world. Palo Alto (EUA): Stanford University Press, 2009.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
_____. Signos. Trad. Marie Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
MOURA, C. A. R. de. Racionalidade e crise. Estudos de história da filosofia moderna e contemporânea. São Paulo: Discurso Editorial; Curitiba: UFPR, 2001.
PELIZOLLI, M. L. O eu e a diferença. Husserl e Heidegger. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
_____. A relação ao outro em Husserl e Lévinas. Porto Alegre: Edipucrs, 1994.
PORTA, M. A. Edmund Husserl: psicologismo, psicologia e fenomenologia. São Paulo: Loyola, 2013.
SARTRE, J-P. O ser e o nada. Ensaio de ontologia fenomenológica. Trad. Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 1997
ZAHAVI, Dan. A Fenomenologia de Husserl. Rio de Janeiro: Via Verita, 2015.

Bibliografia sobre ensino de filosofia
CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008.
FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo.
Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf
Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf


 

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