O propósito geral do curso consiste em examinar a estreita ligação entre as reflexões cosmológicas e a crítica dos valores no interior do pensamento de Nietzsche. Refazendo o percurso de seus textos, pretende-se analisar de que maneira ele elabora o conceito de vontade de potência, a teoria das forças e a doutrina do eterno retorno, ao mesmo tempo que introduz a noção de valor e inaugura o procedimento genealógico. Além disso, as análises conceituais, relacionados à temática do programa, capacitam o estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio. Treinam-se a leitura, a escrita e a transmissão didática de conteúdos específicos
1) O problema do estatuto da filosofia. 2) Modernidade e contemporaneidade. 3) A intencionalidade. 4) O estatuto do sujeito e do objeto. 5) A discussão sobre o transcendental. 6) Fenomenologia e linguagem. 7) A crise da razão. 8) Filosofia e crítica. Práticas de Componentes Curriculares: Discussão de temas correlatos que podem ser aplicados no ensino médio: a) Sujeito e objeto. b) Crítica à modernidade. c) A fenomenologia como nova ordem do conhecimento. d) A fragmentação dos saberes. e) A crise da razão e suas implicações para o conhecimento do homem.
Bibliografia Básica: Nietzsche - Civilização e Cultura. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2017. Bergson: Intuição e Discurso Filosófico. Franklin Leopoldo e Silva. São Paulo: Loyola, 1994. Arte e Intuição: A Questão Estética em Bergson. Izilda Johanson. São Paulo: Humanitas, 2005. Filósofos na Sala de Aula (vols. 1, 2 e 3). Organização de Vinícius Figueiredo. Curitiba: Berlendis & Vertecchia, 2006. Iniciação à História da Filosofia: Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010. Bibliografia complementar: BELLO, A. Fenomenologia e ciências humanas. Psicologia, história e religião. Trad. Miguel Mahfoud e Marina Massimi. Bauru, SP: Edusc, 2004. _____. Introdução à fenomenologia. Trad. Jacinta Turolo Garcia e Miguel Mahfoud. Bauru, SP: Edusc, 2006. BERNET, R. et al. An introduction to Husserlian phenomenology. Evanston (EUA): Northwestern University Press, 1993 CASTILHO, F. Husserl e a via redutiva da pergunta-recorrente que parte da Lebenswelt. Campinas: Edunicamp, 2015. FABRI, M. Fenomenologia e cultura. Husserl, Levinas e a motivação ética do pensar. Porto Alegre: Edipucrs, 2007. FILHO, J. S. Empatia. Edmund Husserl e Edith Stein. São Paulo: Loyola, 2015. GADAMER, H.-G. Hegel - Husserl - Heidegger. Trad. Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2012. HARDY, L. (org.). Phenomenology of natural science. Boston: Kluwer, 1992. HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Campinas: Edunicamp; Petrópolis: Vozes, 2012. HEELAN, P. “Husserl’s later philosophy of natural science”. Philosophy of Science, vol. 54, 1987. HUSSERL, E. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental. Trad. Pedro Alves. Rio de Janeiro: Forense, 2012. _____. A ideia da fenomenologia. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2014. _____. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Trad. Márcio Suzuki. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006. _____. Investigações lógicas. Trad. Pedro M. S. Alves e Carlos Aurélio Morujão. Rio de Janeiro: Forense, 2012, 3 vol. _____. Meditações cartesianas e Conferências de Paris. Trad. Pedro M. S. Alves. Rio de Janeiro: Forense, 2013. _____. Europa: crise e renovação. Trad. Pedro Alves e Carlos Morujão. Rio de Janeiro: Forense, 2014. HYDER, D.; RHEINBERGER, H. (orgs.). Sciences and the life-world. Palo Alto (EUA): Stanford University Press, 2009. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994. _____. Signos. Trad. Marie Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991. MOURA, C. A. R. de. Racionalidade e crise. Estudos de história da filosofia moderna e contemporânea. São Paulo: Discurso Editorial; Curitiba: UFPR, 2001. PELIZOLLI, M. L. O eu e a diferença. Husserl e Heidegger. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. _____. A relação ao outro em Husserl e Lévinas. Porto Alegre: Edipucrs, 1994. PORTA, M. A. Edmund Husserl: psicologismo, psicologia e fenomenologia. São Paulo: Loyola, 2013. SARTRE, J-P. O ser e o nada. Ensaio de ontologia fenomenológica. Trad. Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 1997 ZAHAVI, Dan. A Fenomenologia de Husserl. Rio de Janeiro: Via Verita, 2015. Bibliografia sobre ensino de filosofia CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008. FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012. MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf