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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0248 - História da Filosofia Contemporânea I
History of Contemporary Philosophy I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 40 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2017

Objetivos
O propósito geral do curso consiste em examinar a estreita ligação entre as reflexões cosmológicas e a crítica dos valores no interior do pensamento de Nietzsche. Refazendo o percurso de seus textos, pretende-se analisar de que maneira ele elabora o conceito de vontade de potência, a teoria das forças e a doutrina do eterno retorno, ao mesmo tempo que introduz a noção de valor e inaugura o procedimento genealógico.
Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do(a) aluno(a) para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
45313 - Carlos Alberto Ribeiro de Moura
499525 - Eduardo Brandão
1240730 - Marcus Sacrini Ayres Ferraz
 
Programa Resumido
Apresentação da filosofia de Nietzsche, refazendo o percurso de seus textos.
 
 
 
Programa
1. Introdução:
a) discurso aforismático ou sistema filosófico: sistema em aforismos;
b) a derradeira metafísica ou uma nova hermenêutica: filosofia da natureza;
c) poeta ou filósofo: a questão do estilo;
d) comentário ou interpretação: a fortuna crítica.

2. O procedimento genealógico:
a) uma nova concepção de psicologia;
b) história e fisiologia: a noção de valor;
c) a crítica dos valores morais;
d) a vida como critério de avaliação dos valores.

3. A constituição cosmológica:
a) a vida como caso particular da vontade de potência;
b) a passagem do inorgânico ao orgânico: a teoria das forças;
b) o mundo enquanto processo: pluralidade de forças e vir-a-ser;
d) o eterno retorno: hipótese cosmológica ou imperativo ético?

4. Conclusão: perspectivismo e experimentalismo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, discussão e análise de textos; aprimoramento da redação em língua portuguesa com atividades de produção de textos e posterior correção e análise dos aspectos formais e argumentativos.
Critério
Seminário e dissertação final.
Norma de Recuperação
Dissertação.
 
Bibliografia
     
Obras de Nietzsche:
Humano, demasiado humano (2 vols)
Aurora
A Gaia Ciência
Para além de Bem e Mal
Para a Genealogia da Moral
Crepúsculo dos Ídolos
O Anticristo
Ecce Homo
Fragmentos Póstumos (1882-1888)

Obras de comentadores:

Andler, Nietzsche, sa vie et sa pensée, 3 vols., Paris, Gallimard, 1958;

Brusotti, Marco. "Ressentimento e vontade de nada", in Cadernos Nietzsche (8) 2000, São Paulo, GEN/ Discurso Editorial, p. 3-34.

Deleuze, Nietzsche et la Philosophie, Paris, PUF, 1973;

Foucault, "Nietzsche, Freud, Marx" in Nietzsche - Cahiers de Royaumont Philosophie no. VI, Paris, Minuit, 1967;

Foucault, "Nietzsche, la généalogie, l'histoire" in Hommage à Jean Hyppolite, Paris, PUF, 1971.

Haar, Michel. Nietzsche et la métaphysique, Paris, Gallimard, 1993.

............. "Vida e totalidade natural", in Cadernos Nietzsche (5) 2000, São Paulo, GEN/ Discurso Editorial, p. 13-38.

Heidegger, Nietzsche, 2 vols., Paris, Gallimard, 1971;

Jaspers, Nietzsche - Introduction à sa Philosophie, Paris, Gallimard, 1950;

Kaufmann, Walter. Nietzsche, Philosopher, Psychologist, Antichrist, Nova York, The World Publishing Co., 1965.

Lebrun, "A Dialética Pacificadora", in Almanaque, no. 3, São Paulo, Brasiliense, 1977;

Lebrun, "Surhomme et homme total", in Manuscrito, v. II, n. 1, outubro de 1978;

Löwith, Nietzsche: Philosophie de l'éternel retour du même, Paris, Calmann-Lévy, 1991;

Schacht, Nietzsche, Londres, Routledge & Kegan Paul, 1983.

Bibliografia sobre Ensino de Filosofia

Favaretto, Celso. Sobre o ensino de Filosofia. In: Revista da Faculdade de Educação, USP. 19, Jan./Jun/ 1993. p. 97 – 102.

Gallo, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas, Papirus, 2012.

Moraes, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo, FEUSP, 2001, mimeo.

Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf

Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
 

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