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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0258 - Lógica I
Logic I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
O curso tem como objetivo introduzir e discutir questões relativas ao conceito e aos métodos da lógica, através da consideração da maneira como essa disciplina se constituiu historicamente. Trata-se também de introduzir, por meio dessa consideração, os conceitos mais fundamentais da lógica tradicional, de inspiração aristotélica, e da chamada lógica matemática contemporânea, acentuando-se sua relevância filosófica.
Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
626300 - Edelcio Gonçalves de Souza
1142709 - Joao Vergilio Gallerani Cuter
6639521 - Rodrigo Bacellar da Costa e Silva
 
Programa Resumido
O curso tem como objetivo introduzir e discutir questões relativas ao conceito e aos métodos da lógica, através da consideração da maneira como essa disciplina se constituiu historicamente. Trata-se também de introduzir, por meio dessa consideração, os conceitos mais fundamentais da lógica tradicional, de inspiração aristotélica, e da chamada lógica matemática contemporânea, acentuando-se sua relevância filosófica.
Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Programa
1) O nascimento da Lógica: 
a) As artes da argumentação no século V a.C.: retórica e dialética.
b) Demonstrar e persuadir: a lógica e o conceito de verdade.

2) A Silogística Aristotélica e o Conceito de Enunciado: 
a) Os paradoxos eleatas e sofistísticos da predicação.
b) O conceito de enunciado no Sofista de Platão: um paradigma.
c) O conceito de enunciado no De Interpretatione de Aristóteles.
d) O modelo de análise lógico aristotélico.
e) A silogística como teoria formal e axiomática.

3) Os limites do Paradigma Aristotélico e a Nova Teoria da Quantificação:
a) O problema da quantificação múltipla: a ruína do paradigma aristotélico.
b) A gramática do simbolismo matemático: um novo paradigma.
c) Variáveis, funções e a nova teoria da quantificação.

Práticas de Componentes Curriculares:

Discussão de temas correlatos que podem ser aplicados no ensino médio: a) Reconhecimento de argumentos. b) Validade e verdade. c) Dedução e indução. d) Estudo de Falácias. e) Usos da linguagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
Introdução à Lógica. I.M. Copi. São Paulo: Mestre Jou, 1974. 
W.C. Salmon. Lógica. São Paulo: LTC, 2010. 
Introdução à Lógica. C.A. Mortari. São Paulo: Editora UNESP, 2016

Bibliografia Complementar:
ARISTÓTELES. De interpretatione.
_____. Primeiros analíticos.
_____. Retórica.
ARNAULD & NICOLE. La logique ou l’art de penser.
FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1978.
HAACK, S. Filosofia das lógicas. São Paulo: Edunesp, 1998.
KNEALE, Willian; KNEALE, Martha. O desenvolvimento da lógica. Lisboa: Fundação Calouste Gulkenkian, 1991.
MATES, Benson. Lógica elementar. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968.
PLATÃO. Górgias.
_____. Sofista.
PRIEST, Graham. Logic: a very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2000.
TUGENDHAT, Ernest; Wolf. Ursula. Propedêutica lógico-semântica. Petrópolis: Vozes, 1997.

Bibliografia sobre ensino de filosofia
CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008.
FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo.
Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf
Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
 

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