O curso tem como objetivo introduzir e discutir questões relativas ao conceito e aos métodos da lógica, através da consideração da maneira como essa disciplina se constituiu historicamente. Trata-se também de introduzir, por meio dessa consideração, os conceitos mais fundamentais da lógica tradicional, de inspiração aristotélica, e da chamada lógica matemática contemporânea, acentuando-se sua relevância filosófica. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
1) O nascimento da Lógica: a) As artes da argumentação no século V a.C.: retórica e dialética. b) Demonstrar e persuadir: a lógica e o conceito de verdade. 2) A Silogística Aristotélica e o Conceito de Enunciado: a) Os paradoxos eleatas e sofistísticos da predicação. b) O conceito de enunciado no Sofista de Platão: um paradigma. c) O conceito de enunciado no De Interpretatione de Aristóteles. d) O modelo de análise lógico aristotélico. e) A silogística como teoria formal e axiomática. 3) Os limites do Paradigma Aristotélico e a Nova Teoria da Quantificação: a) O problema da quantificação múltipla: a ruína do paradigma aristotélico. b) A gramática do simbolismo matemático: um novo paradigma. c) Variáveis, funções e a nova teoria da quantificação. Práticas de Componentes Curriculares: Discussão de temas correlatos que podem ser aplicados no ensino médio: a) Reconhecimento de argumentos. b) Validade e verdade. c) Dedução e indução. d) Estudo de Falácias. e) Usos da linguagem.
Bibliografia Básica: Introdução à Lógica. I.M. Copi. São Paulo: Mestre Jou, 1974. W.C. Salmon. Lógica. São Paulo: LTC, 2010. Introdução à Lógica. C.A. Mortari. São Paulo: Editora UNESP, 2016 Bibliografia Complementar: ARISTÓTELES. De interpretatione. _____. Primeiros analíticos. _____. Retórica. ARNAULD & NICOLE. La logique ou l’art de penser. FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1978. HAACK, S. Filosofia das lógicas. São Paulo: Edunesp, 1998. KNEALE, Willian; KNEALE, Martha. O desenvolvimento da lógica. Lisboa: Fundação Calouste Gulkenkian, 1991. MATES, Benson. Lógica elementar. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. PLATÃO. Górgias. _____. Sofista. PRIEST, Graham. Logic: a very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2000. TUGENDHAT, Ernest; Wolf. Ursula. Propedêutica lógico-semântica. Petrópolis: Vozes, 1997. Bibliografia sobre ensino de filosofia CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008. FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012. MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf