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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0259 - Lógica II
Logic II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
O curso destina-se promover a apreensão dos conceitos e das técnicas fundamentais do Cálculo dos Predicados de 1a ordem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1142709 - Joao Vergilio Gallerani Cuter
 
Programa Resumido
Cálculo de Predicados de 1a Ordem. Cálculo lógico e sistemas formalizados; lógica e linguagem ordinária. Predicados variáveis e quantificação. Identidade e referência; nomes próprios e descrições definidas. Noções fundamentais da teoria dos conjuntos. Sintaxe da linguagem de 1a ordem; definições recursivas e o princípio da indução. Semântica das linguagens de 1a ordem; a definição lógica de verdade e o conceito de interpretação.
 
 
 
Programa
1) Linguagens de primeira ordem: categorias, vocabulário e gramática.
2) Semântica clássica para linguagens de primeira ordem.
3) A lógica proposicional clássica. Teoria das funções de verdade. Algumas visões alternativas.
4) A lógica de primeira ordem com e sem identidade. A noção de consequência.
5) Sistemas formais. As noções de cálculo formal e consequência sintática.
6) Cálculos formais. Os cálculos proposicionais clássicos.
7) O cálculo de predicados de primeira ordem com e sem identidade.
8) Teoremas de completude. Alguns corolários.
9) Formalização de teorias. Algumas noções de teorias dos modelos.

Observação: O curso desenvolverá de maneira orientada e sistemática atividades voltadas especialmente ao campo da extensão, sobretudo aquelas vinculadas a práticas de leitura, elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos que disponham de expressivo alcance junto à comunidade, estimulando a reflexão ativa sobre o vínculo entre sociedade e Universidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
KLEENE, S. Introduction to Metamathematics. Amsterdã: North-Holland, 1952.
MATES, B. Lógica Elementar. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968.
MORTARI, C. Introdução à lógica. São Paulo: Edunesp, 2001.
ROGER, R. Mathematical logic and formalized theories. Amsterdã: North-Holland, 1974.
SMULLYAN, R. First Order Logic. Nova York, Berlim, Heidelberg: Springer-Verlag, 1968.
SMULLYAN, R. Lógica de primeira ordem. São Paulo: Edunesp, 2002.
TARSKI, A. Introduction to logic. Nova York: Oxford University Press, 1995.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Os produtos e materiais extensionistas produzidos visam a comunidade da USP, os interessados em geral e, sobretudo, o público-alvo composto pelo alunado e pelos profissionais do campo da educação (ensino médio e universitário) na área de Filosofia.
Objetivos da atividade
Desenvolver de modo orientado e sistemático atividades e/ou materiais e/ou produtos na área de Filosofia voltados especialmente ao campo da extensão, com particular ênfase sobre práticas de leitura, elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos com expressivo alcance junto à comunidade. Pretende-se, com isso, estimular a reflexão sobre a dimensão social presente no trabalho e na atuação na área da Filosofia, bem como fomentar a reflexão sobre o vínculo entre sociedade, Universidade e produção de conhecimento.
Descrição da atividade
Diversas possibilidades são pertinentes, e uma ou algumas delas podem ser destacadas a cada semestre. Dentre elas, destacamos: preparação de materiais de caráter extensionista; seminários; atividades em grupo; elaboração de projetos; práticas didáticas; monitorias; elaboração de textos voltados à comunidade-alvo; proposição de produtos extensionistas. Mantendo-se a ênfase sobre práticas vinculadas à leitura, à elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos com expressivo alcance junto à comunidade.
Indicadores de avaliação da atividade
Diversas possibilidades são pertinentes, e uma ou algumas delas podem ser destacadas a cada semestre. Dentre elas, destacamos: avaliações construídas em diálogo ativo com os alunos; elaboração de parâmetros aptos a mensurar a excelência e o alcance dos produtos apresentados; questionários, formulários e outros métodos que possibilitem dimensionar o alcance da atividade ou do material produzido; espaços em que o participante produza uma avaliação sobre o produto construído, sua trajetória ao longo do curso e sua interação com a comunidade visada.

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