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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0278 - Teoria das Ciências Humanas I
Theory of Human Sciences I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Realizar uma introdução ao debate filosófico sobre os fundamentos das ciências humanas. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1064470 - Luiz Sergio Repa
44611 - Ricardo Ribeiro Terra
1803971 - Vladimir Pinheiro Safatle
 
Programa Resumido
A disciplina tem em vista reconstruir a discussão filosófica sobre os fundamentos das ciências humanas, referindo-se tanto ao aspecto metodológico-epistemológico quanto ao histórico-político dessas ciências. Destacam-se tradições filosóficas que abordam as ciências humanas nessas dimensões, como a Teoria Crítica e o Pós-estruturalismo.
 
 
 
Programa
1) Marxismo e teoria crítica. 2) Estruturalismo e pós-estruturalismo. 3) Teorias da sociedade e do direito. 4) Subjetividade e socialização. 5) Movimentos sociais e esfera pública. 6) Filosofia e modernidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
ADORNO, Th. W. Prismas. São Paulo: Ática, 1998. _____; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de janeiro: Zahar, 1985. ALTHUSSER, L. Ler o Capital. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. BENJAMIN, W. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994, 3 vol. DERRIDA, J. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2013. DURKHEIM, E. Da divisão social do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1999. FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2007. _____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. FREUD, S. “O mal-estar na civilização”. In: Obras completas, vol. 18. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. São Paulo: Edunesp, 2014. _____. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000. HONNETH, A. Luta por reconhecimento. São Paulo, Ed. 34, 2013. HORKHEIMER, M. “Teoria tradicional e teoria crítica”. In: Benjamin, W. et al. Textos escolhidos. Coleção Os Pensadores. São Paulo: várias edições. _____. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2010. _____. Teoria Crítica I. São Paulo: Perspectiva, 1990. LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2012. LUKÁCS, G. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003. MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. MARX, K. O capital. Coleção Os economistas. São Paulo: Abril Cultural, 1983, 5 tomos. WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. _____. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2004. _____. Sociologia das religiões. Lisboa: Relógio d’Água, 2006. Bibliografia sobre ensino de filosofia CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo, Ática, 2008. FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas, Papirus, 2012. MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo, FE-USP, 2001, mimeo. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
 

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