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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0368 - Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência I
Theory of Knowledge and Philosophy of Science I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo principal oferecer uma introdução aos problemas e aos temas centrais da filosofia das ciências naturais. Salienta-se a especificidade de um estudo propriamente filosófico que toma por objeto o conhecimento e a atividade científicos, ao mesmo tempo que se ressaltam os modos pelos quais estabelecem-se liames profundos entre tal estudo e os outros registros de metaciência, como aqueles proporcionados pela história da ciência, sociologia da ciência, história das ideias, e com outras áreas da filosofia, como a teoria do conhecimento. A disciplina pretende ainda constituir-se num espaço de desenvolvimento de ferramentas para o ensino de filosofia, seja salientando o contraponto, as convergências e dissimilaridades entre conhecimento científico, o conhecimento filosófico e o senso comum, seja ressaltando que a filosofia da ciência, embora sendo um área da filosofia que, diferentemente de outras áreas como a metafísica ou a ética, dirige-se a um objeto singular (a ciência), preserva sua natureza reflexiva e auto-problematizante, bem como uma relação indireta e (filosoficamente) intrincada com a prática científica
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74302 - Caetano Ernesto Plastino
1333111 - Mauricio de Carvalho Ramos
2088169 - Osvaldo Frota Pessoa Junior
44607 - Pablo Ruben Mariconda
1810180 - Valter Alnis Bezerra
 
Programa Resumido
A disciplina tem como objetivo principal oferecer uma introdução aos problemas e aos temas centrais da filosofia das ciências naturais. Salienta-se a especificidade de um estudo propriamente filosófico que toma por objeto o conhecimento e a atividade científicos, ao mesmo tempo que se ressaltam os modos pelos quais estabelecem-se liames profundos entre tal estudo e os outros registros de metaciência, como aqueles proporcionados pela história da ciência, sociologia da ciência, história das ideias, e com outras áreas da filosofia, como a teoria do conhecimento. A disciplina pretende ainda constituir-se num espaço de desenvolvimento de ferramentas para o ensino de filosofia, seja salientando o contraponto, as convergências e dissimilaridades entre conhecimento científico, o conhecimento filosófico e o senso comum, seja ressaltando que a filosofia da ciência, embora sendo um área da filosofia que, diferentemente de outras áreas como a metafísica ou a ética, dirige-se a um objeto singular (a ciência), preserva sua natureza reflexiva e auto-problematizante, bem como uma relação indireta e (filosoficamente) intrincada com a prática científica.
 
 
 
Programa
1) O conhecimento científico e outras formas de conhecimento.
2) Ciência, filosofia e metaciência.
3) Estrutura do conhecimento científico: visão tradicional, críticas e alternativas.
4) Explicação científica: visão tradicional, críticas e alternativas.
5) Mudança científica e dinâmica do pensamento científico.
6) Ciência e valores.
7) A relação entre filosofia da ciência e história da ciência.

Práticas de Componentes Curriculares:

Discussão de temas correlatos que podem ser aplicados no ensino médio: a) Critérios de demarcação. b) Etapas da investigação científica. c) Explicação científica. d) Método, racionalidade e progresso. e) Realismo e instrumentalismo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

O que é a ciência, afinal? Alan Chalmers. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. 
Ciência. Steven French. São Paulo: Artmed, 2009. 
Filosofia da ciência natural. Carl Hempel. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974. 
A estrutura das revoluções científicas. Thomas Kuhn. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998. 
Introdução à filosofia da ciência. Alex Rosenberg.  São Paulo, Loyola, 2008.

Bibliografia Complementar:

BACHELARD, G. O novo espírito científico. Trad. R.F. Kuhnen. Coleção Os Pensadores. São Paulo: várias edições.
DÍEZ, J.A. & MOULINES, C.U. Fundamentos de filosofía de la ciencia. Barcelona: Ariel, 1999.
DUHEM, P. A teoria física: seu objeto e sua estrutura. Trad. R.S. da Costa. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
HACKING, I. Representar e intervir: tópicos introdutórios de filosofia da ciência natural. Trad. P.R. de Oliveira. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.
LACEY, H. Valores e atividade científica 1. Trad. M.B. de Oliveira, E.S. de O. Barra e C.E.O. Miranda. São Paulo: Editora 34, Scientiae Studia, 2008.
LOSEE, J. A historical introduction to the philosophy of science. Oxford, Nova York: Oxford University Press, 2001.
POINCARÉ, H. O valor da ciência. Trad. M.H.F. Martins. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
POPPER, K. R. Textos escolhidos. Org. David Miller. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.
ROSENBERG, A. Introdução à filosofia da ciência. Trad. A.S. Fernandes e R. Bettoni. São Paulo: Loyola, 2009.
VAN FRAASSEN, B. C. A imagem científica. Trad. L.H. de A. Dutra. São Paulo: Edunesp, Discurso Editorial, 2007.

Complementar
DUTRA, L.H. de A. Introdução à teoria da ciência. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.
HEMPEL, C.G. Aspects of scientific explanation. Nova York:  Free Press, 1965.
LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (ed.). A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. Trad. O.M. Cajado. São Paulo: Cultrix, Edusp, 1979.
QUINE, W.O. & ULLIAN, J.S. The web of belief. Nova York: McGraw-Hill, 1978.
SCHLICK, M.; CARNAP, R. Coletânea de textos. Trad. L.J. Baraúna e P.R. Mariconda. Coleção Os Pensadores. São Paulo: várias edições.
SHINN, T.; RAGOUET, P. Controvérsias sobre a ciência: Por uma sociologia transversalista da atividade científica. São Paulo: Editora 34, Scientiae Studia, 2008.
SUPPE, F. (ed). The structure of scientific theories. Urbana (EUA): University of Illinois Press, 1977.

Bibliografia sobre o ensino de filosofia 
CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008.
FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo.
Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf
Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
 

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