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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0369 - Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência II
Theory of Knowledge and Philosophy of Science II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa a um exame aprofundado de um conjunto de questões que se colocam no horizonte da filosofia contemporânea da ciência – seja através da discussão de problemas pontuais no contexto das imagens filosóficas de ciência mais tradicionais e consensuais, seja por extensões ou críticas em relação a estas, seja, enfim, em decorrência dos desafios inerentes à elaboração de enfoques distintos em relação a tais imagens.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74302 - Caetano Ernesto Plastino
2088169 - Osvaldo Frota Pessoa Junior
1810180 - Valter Alnis Bezerra
 
Programa Resumido
Exame de um conjunto de questões da filosofia contemporânea da ciência.
 
 
 
Programa
1) A “virada historicista”: filosofia da ciência, história da ciência e historiografia. 2) Os problemas da observação científica e da base empírica. 3) Os problemas do progresso e da racionalidade científicos. 4) Enfoque de solução de problemas. 5) Os enfoques modelo-teóricos. 6) Realismo científico, suas variantes e alternativas. 7) Norma e descrição na filosofia da ciência. 8) Ciência, técnica, tecnologia e tecnociência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Básica CARRILHO, M. M. (org.). Epistemologia: posições e críticas. Trad. por A.C. Alves, J. Sàágua, A. Duarte e M.M. Carrilho. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991. DÍEZ, J. A. & LORENZANO, P. (ed.). Desarrollos actuales da le metateoría estructuralista: Problemas y discusiones. Bernal (Argentina): Universidad Nacional de Quilmes, Universitat Rovira i Virgili, Universidad Autónoma de Zacatecas, 2002. GRANGER, G.G. Filosofia, linguagem, ciência. Trad. I. Storniolo e J.L. Cazarotto. Aparecida (SP): Ideias & Letras, 2013. KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. Trad. B.V. Boeira e N. Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2007. LACEY, H. Valores e atividade científica 2. São Paulo: Editora 34, Scientiae Studia, 2010. LAKATOS, I. Falsificação e metodologia dos programas de investigação científica. Trad. E.P.T.M. Mendes. Lisboa: Edições 70, 1999. LAUDAN, L. O progresso e seus problemas: rumo a uma teoria do crescimento científico. Trad. R.L. Ferreira. São Paulo: Edunesp, 2010. LEPLIN, J. (ed.). Scientific realism. Berkeley: University of California Press, 1984. PUTNAM, H. O colapso da verdade e outros ensaios. Aparecida (SP): Ideias & Letras, 2008. Complementar DUTRA, L.H. de A. Pragmática da investigação científica. São Paulo: Loyola, 2008. FEYERABEND, P.K. Contra o método. Trad. C.A. Mortari. São Paulo: Edunesp, 2007. GIERE, R.N. Science without laws. Chicago: University of Chicago Press, 1999. HEMPEL, C.G. Selected philosophical essays. Ed. R. Jeffrey. Cambridge (Reino Unido): Cambridge University Press, 2000. HOLTON, G. Thematic origins of scientific thought: Kepler to Einstein. Cambridge (EUA): Harvard University Press, 1988. KUHN, T. S. O caminho desde A Estrutura: ensaios filosóficos, 1970-1993, com uma entrevista autobiográfica. Ed. J. Conant e J. Haugeland. Trad. C.A. Mortari. São Paulo: Edunesp, 2006. _____. A tensão essencial: estudos selecionados sobre tradição e mudança científica. Trad. M. do A. Penna-Forte. São Paulo: Edunesp, 2011. LAKATOS, I. História da ciência e suas reconstruções racionais. Trad. E.P.T.M. Mendes. Lisboa: Edições 70, 1998. PUTNAM, H. Realism with a human face. Ed. J. Conant. Cambridge (EUA): Harvard University Press, 1990. RORTY, R. Verdade e progresso. Trad. D. R. Sales. Barueri (SP): Manole, 2005.
 

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