O curso visa apresentar e discutir uma questão essencial da política moderna: como o poder se sustenta com base no afeto. A questão é particularmente visível em Montesquieu, mas orienta também vários outros pensadores, atentos ao modo como os súditos prestam sua obediência ao rei ou tirano, ou os cidadãos estabelecem seu vínculo livre numa república ou democracia; uma ênfase especial será dada a Thomas Hobbes e ao modo como, nele, razão e afetos combinam-se e confrontam-se. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
1) Algumas formas de poder: tirania ou despotismo, monarquia, república, democracia. 2) O afeto do déspota: La Boétie. 3) O afeto do déspota: Montesquieu. 4) Montesquieu e o problema dos três regimes: despotismo, monarquia e república. 5) A obediência ao soberano: Thomas Hobbes. a) Bases racionais e afetivas da guerra de todos contra todos. b) A pacificação e o advento do Estado c) A obediência: as dificuldades da abordagem racional de Hobbes. d) O manejo dos afetos pelo clero e sua ameaça ao soberano. 6) O problema da obediência e desobediência no século XX: Wilhelm Reich. 7) Obediência e desobediência na democracia. Práticas de Componentes Curriculares: Discussão de temas correlatos que podem ser aplicados no ensino médio: a) A servidão é uma característica essencial ao ser humano? b) Até que ponto o indivíduo que vive em comunidade pode reivindicar liberdade? c) Formas históricas de governo e suas implicações políticas. d) Relação entre afetos e razão. e) Democracia e autonomia.
Bibliografia Básica: O conceito de soberania na filosofia moderna. Alberto Ribeiro de Barros. São Paulo: Discurso: Barcarolla, 2014. O tirano e a cidade. Newton Bignotto. São Paulo: Discurso, 1988. Aristóteles e a Política. Francis Wollf. São Paulo: Discurso, 1999. Bibliografia Complementar: HOBBES, Thomas. Do cidadão. São Paulo: Martins Fontes, 2002 (há outras traduções). _____. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003 (há outras traduções). LA BOÉTIE, Étienne. Discurso da servidão voluntária. Comentários de Claude Lefort, Pierre Clastres e Marilena Chaui. São Paulo, Brasiliense, 2008. MONTESQUIEU. O espírito dos leis. São Paulo: Martins Editora, 2005 (há outras traduções). _____. Cartas persas. São Paulo: Iluminuras, 2005. REICH, Wilhelm. A psicologia de massa do fascismo. RIBEIRO, Renato Janine. A marca do Leviatã. Linguagem e poder em Hobbes. São Paulo: Ateliê, 2003. SPECTOR, Céline. Montesquieu. Liberté, droit, histoire. Paris: Michalon Éditions, 2011. Bibliografia sobre ensino de filosofia CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2008. FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, USP, vol. 19, jan.-jun. de 1993. GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012. MORAES, Amaury. A importância da didática para (a formação de) o professor de Filosofia. São Paulo: FE-USP, 2001, mimeo. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Parte IV: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf