Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0415 - História da Filosofia Antiga III
History of Ancient Philosophy III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Exame da definição aristotélica da virtude moral como disposição referente à escolha deliberada e de sua doutrina da deliberação, tais como aparecem em Ethica Nicomachea II e III 1-8. Este seminário deve conduzir a um outro sobre o livro VI (a doutrina aristotélica da prudência ou boa deliberação).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7818512 - Evan Robert Keeling
2566412 - Marco Antonio de Avila Zingano
73281 - Mario Miranda Filho
56055 - Roberto Bolzani Filho
 
Programa Resumido
Exame da definição aristotélica da virtude moral como disposição referente à escolha deliberada e de sua doutrina da deliberação, tais como aparecem em Ethica Nicomachea II e III 1-8. Este seminário deve conduzir a um outro sobre o livro VI (a doutrina aristotélica da prudência ou boa deliberação).
 
 
 
Programa
Investigação das noções de virtude moral e de deliberação na ética aristotélica.

Observação: O curso desenvolverá de maneira orientada e sistemática atividades voltadas especialmente ao campo da extensão, sobretudo aquelas vinculadas a práticas de leitura, elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos que disponham de expressivo alcance junto à comunidade, estimulando a reflexão ativa sobre o vínculo entre sociedade e Universidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2002, 3 vol.
GÓRGIAS. Elogio de Helena. Cadernos de Tradução, FFLCH-USP, no 4, 1999.
HESÍODO. Teogonia. São Paulo: Iluminuras, 2006.
HOMERO. Ilíada. São Paulo: Arx, 2001-2002.
_____. Odisséia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Os Fragmentos dos Pré-Socráticos. Col. Os Pensadores. São Paulo: várias edições.
Platão. Íon. Porto Alegre: L&PM, 2009.
_____. Protágoras. Lisboa: Relógio D’Água, 1999.
_____. Teeteto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Os produtos e materiais extensionistas produzidos visam a comunidade da USP, os interessados em geral e, sobretudo, o público-alvo composto pelo alunado e pelos profissionais do campo da educação (ensino médio e universitário) na área de Filosofia.
Objetivos da atividade
Desenvolver de modo orientado e sistemático atividades e/ou materiais e/ou produtos na área de Filosofia voltados especialmente ao campo da extensão, com particular ênfase sobre práticas de leitura, elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos com expressivo alcance junto à comunidade. Pretende-se, com isso, estimular a reflexão sobre a dimensão social presente no trabalho e na atuação na área da Filosofia, bem como fomentar a reflexão sobre o vínculo entre sociedade, Universidade e produção de conhecimento.
Descrição da atividade
Diversas possibilidades são pertinentes, e uma ou algumas delas podem ser destacadas a cada semestre. Dentre elas, destacamos: preparação de materiais de caráter extensionista; seminários; atividades em grupo; elaboração de projetos; práticas didáticas; monitorias; elaboração de textos voltados à comunidade-alvo; proposição de produtos extensionistas. Mantendo-se a ênfase sobre práticas vinculadas à leitura, à elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos com expressivo alcance junto à comunidade.
Indicadores de avaliação da atividade
Diversas possibilidades são pertinentes, e uma ou algumas delas podem ser destacadas a cada semestre. Dentre elas, destacamos: avaliações construídas em diálogo ativo com os alunos; elaboração de parâmetros aptos a mensurar a excelência e o alcance dos produtos apresentados; questionários, formulários e outros métodos que possibilitem dimensionar o alcance da atividade ou do material produzido; espaços em que o participante produza uma avaliação sobre o produto construído, sua trajetória ao longo do curso e sua interação com a comunidade visada.

Clique para consultar os requisitos para FLF0415

Clique para consultar o oferecimento para FLF0415

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP