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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0444 - Lógica III
Logic III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Introdução aos conceitos e princípios elementares da lógica contemporânea e discussão de questões de filosofia da lógica suscitadas por esses conceitos e princípios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1142709 - Joao Vergilio Gallerani Cuter
6639521 - Rodrigo Bacellar da Costa e Silva
 
Programa Resumido
Introdução aos conceitos e princípios elementares da lógica contemporânea e discussão de questões de filosofia da lógica suscitadas por esses conceitos e princípios.
 
 
 
Programa
1) O conceito contemporâneo da lógica. A relativização do conceito de forma lógica.
2) Lógica e linguagem: a formalização.
3) A lógica proposicional. Extensionalidade e intensionalidade.
4) A teoria da quantificação: Frege versus Aristóteles.
5) A sintaxe das linguagens de primeira ordem. Definições e provas recursivas.
6) A semântica das linguagens de primeira ordem. A definição lógica de verdade e o conceito de interpretação.
7) Teorias de primeira ordem. Provas formais. Modelos. Os problemas da consistência e completeza.
8) Linguagens e teorias de ordem superior. O conceito de conjunto. Alguns paradoxos.

Observação: O curso desenvolverá de maneira orientada e sistemática atividades voltadas especialmente ao campo da extensão, sobretudo aquelas vinculadas a práticas de leitura, elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos que disponham de expressivo alcance junto à comunidade, estimulando a reflexão ativa sobre o vínculo entre sociedade e Universidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
COPI, Irving. Introdução à lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1974.
FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. São Paulo: Cultrix, Edusp, 1978.
HALMOS, Paul. Teoria Ingênua dos Conjuntos. São Paulo: Edusp, 1970.
MATES, Benson. Lógica Elementar. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. 
QUINE, W.V.O. De um ponto de vista lógico. São Paulo: Edunesp, 2010.
_____. Methods of Logic. Nova York: Holt, 1962 (trad. esp.: Metodos de la Logica. Barcelona: Ariel, 1967).
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Os produtos e materiais extensionistas produzidos visam a comunidade da USP, os interessados em geral e, sobretudo, o público-alvo composto pelo alunado e pelos profissionais do campo da educação (ensino médio e universitário) na área de Filosofia.
Objetivos da atividade
Desenvolver de modo orientado e sistemático atividades e/ou materiais e/ou produtos na área de Filosofia voltados especialmente ao campo da extensão, com particular ênfase sobre práticas de leitura, elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos com expressivo alcance junto à comunidade. Pretende-se, com isso, estimular a reflexão sobre a dimensão social presente no trabalho e na atuação na área da Filosofia, bem como fomentar a reflexão sobre o vínculo entre sociedade, Universidade e produção de conhecimento.
Descrição da atividade
Diversas possibilidades são pertinentes, e uma ou algumas delas podem ser destacadas a cada semestre. Dentre elas, destacamos: preparação de materiais de caráter extensionista; seminários; atividades em grupo; elaboração de projetos; práticas didáticas; monitorias; elaboração de textos voltados à comunidade-alvo; proposição de produtos extensionistas. Mantendo-se a ênfase sobre práticas vinculadas à leitura, à elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos com expressivo alcance junto à comunidade.
Indicadores de avaliação da atividade
Diversas possibilidades são pertinentes, e uma ou algumas delas podem ser destacadas a cada semestre. Dentre elas, destacamos: avaliações construídas em diálogo ativo com os alunos; elaboração de parâmetros aptos a mensurar a excelência e o alcance dos produtos apresentados; questionários, formulários e outros métodos que possibilitem dimensionar o alcance da atividade ou do material produzido; espaços em que o participante produza uma avaliação sobre o produto construído, sua trajetória ao longo do curso e sua interação com a comunidade visada.

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