Investigação de temas de estética e filosofia da arte da modernidade.
Ao longo do curso serão tratados alguns dos aspectos mais específicos da disciplina, tais como: sensibilidade e razão, teoria da representação, poética e retórica, estéticas da recepção, princípio de imitação e autonomia, filosofia da história da arte, gênio e juízo, símbolo e alegoria, etc.
1) O refinamento do gosto. 2) Multiplicidade e unidade. 3) Autonomia da arte. 4) Teoria da representação. 5) O declínio da retórica. 6) Estéticas da recepção. 7) Filosofia da história da arte. 8) Gênio, juízo e gosto. 9) Símbolo e alegoria.
BAUMGARTEN, A. A lógica da arte e do poema. Tradução de Míriam Sutter Medeiros. Petrópolis: Vozes, 1993. DIDEROT, D. Obras II: estética, poética e contos. São Paulo: Perspectiva, 2000. _____. Ensaios sobre a Pintura. Campinas, Editora da Unicamp, 1993. HEGEL, G.W.F. Cursos de estética I. Tradução de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 1999. KANT, I. Crítica da faculdade do juízo. Tradução de Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993. _____. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Tradução de Vinicius de Figueiredo. Campinas: Papirus, 1993. LESSING, G.E. Laocoonte. Tradução de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1999. SCHELLING, F.W.J. Filosofia da arte. Tradução de Márcio Suzuki. São Paulo: Edusp, 2001. SCHILLER, F. Poesia ingênua e sentimental. Tradução de Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1991.