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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0469 - Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência IV
Theory of Knowledge and Philosophy of Science IV

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa à análise e discussão de temas e questões da epistemologia (entendida como teoria do conhecimento) contemporânea.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74302 - Caetano Ernesto Plastino
1333111 - Mauricio de Carvalho Ramos
2088169 - Osvaldo Frota Pessoa Junior
1810180 - Valter Alnis Bezerra
 
Programa Resumido
Discussão de alguns temas e questões centrais da teoria do conhecimento contemporânea.
 
 
 
Programa
1) Em busca de uma concepção filosófica de conhecimento: a análise tradicional, problemas e alternativas. 2) Formas de conhecimento. Natureza e condições de possibilidade do conhecimento. Ceticismo. 3) Fontes do conhecimento e formas de acesso. Racionalismo e empirismo. Memória, testemunho e indução. 4) Crença e justificação epistêmica. 5) Verdade(s). 6) A historicidade do conhecimento. 7) Conhecimento e virtudes. Conhecimento e valores. 8) Racionalidade(s). 9) O estatuto da epistemologia. Epistemologia naturalizada. O lugar da epistemologia na filosofia moderna. 10) A ontologia do conhecimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
DANCY, J. Epistemologia contemporânea. Trad. T. Perez. Lisboa: Edições 70, 1985. DAVIDSON, D. Ensaios sobre a verdade. Org. P. Ghiraldelli Jr., P.F. Bendassolli e W.J. da Silva Filho. Trad. P. Ghiraldelli Jr. e P.F. Bendassolli. São Paulo: Unimarco Editora, 2002. DUTRA, L.H. de A. Introdução à epistemologia. São Paulo: Edunesp, 2010. FUMERTON, R. Epistemologia. Trad. S.I.A. Stein e R.F. Wagner. Petrópolis: Vozes, 2014. HABERMAS, J. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. Trad. M.C. Mota. São Paulo: Loyola, 2004. MOSER, P.K.; MULDER, D.H. & TROUT, J.D. A teoria do conhecimento: uma introdução temática. Trad. M.B. Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2009. RYLE, G.; STRAWSON, P.F.; AUSTIN, J.L. & QUINE, W. v. O. Ensaios. Trad. B. Barbosa Filho, M.G. da Silva Lima, O.P. de A.P. da Silva, A.M.A. de C. Loparic, L.H. dos Santos, J.P. Monteiro. Coleção Os Pensadores. São Paulo: várias edições. Complementar BONJOUR, L. Epistemology: classical problems and contemporary responses. Lanham (EUA): Rowman & Littlefield, 2010. CASSIRER, E. Filosofia das formas simbólicas, vol. III: Fenomenologia do conhecimento. Trad. E.A. de Souza. São Paulo: Martins Fontes, 2011. DAVIDSON, D. Inquiries into truth and interpretation. Oxford: Clarendon Press, 2001. DUTRA, L.H. de A. Oposições filosóficas: a epistemologia e suas polêmicas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005. FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Trad. L.F. Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. LEMOS, Noah. Introduction to the theory of knowledge. Cambridge (EUA): Cambridge University Press, 2007. SMITH, P.J. (org.). O neopirronismo de Oswaldo Porchat: interpretações e debate. São Paulo: Alameda, 2015. SOSA, E. Epistemologia da virtude – Crença apta e conhecimento reflexivo, vol. I. Trad. L.P. Rouanet. São Paulo: Loyola, 2013. SOSA, E. Conhecimento reflexivo – Crença apta e conhecimento reflexivo, vol. II. Trad. C.C. Bartalotti. São Paulo: Loyola, 2013.
 

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