Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0478 - Questões de Ensino de Filosofia
Issues of Teaching Philosophy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 40 h , Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa estimular os estudantes de Filosofia a uma reflexão sobre o ensino dessa disciplina, sobretudo no Ensino Médio, seu alcance, suas dificuldades e suas possibilidades. O objetivo último é levar o estudante a questionar-se acerca do sentido mesmo do ensino de Filosofia e a importância que tal ensino pode ter para seus alunos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2542645 - Carlos Eduardo de Oliveira
499525 - Eduardo Brandão
851685 - Homero Silveira Santiago
66115 - Jose Carlos Estevao
2809666 - Moacyr Ayres Novaes Filho
1327480 - Oliver Tolle
56055 - Roberto Bolzani Filho
 
Programa Resumido
O lugar da reflexão sobre a educação ao longo da história da Filosofia. A Filosofia e seu ensino na história. O significado do ensino de Filosofia e da aprendizagem de Filosofia. Limites e possibilidades do ensino de Filosofia no ensino médio brasileiro.
 
 
 
Programa
1) Educação e história da Filosofia.
a) As diferentes concepções de Paidéia entre os gregos.
b) O surgimento da Universidade na Idade Média: trivium, quadrivium.
c) A crítica moderna à escolástica e um novo ideal de homem: humanismo e educação.
d) Educação e natureza.
e) A Razão iluminista e a educação do homem.
f) O Romantismo e a “educação estética do homem”.
g) O surgimento da filosofia universitária. 
h) A crítica da Filosofia e o surgimento das novas ciências.

2) A Filosofia e seu ensino.
a) Ensinar filosofia x ensinar a filosofar.
b) O ensino da filosofia como formação do espírito crítico.
c) O ensino da filosofia e os problemas sociais.
d) Princípios do ensino de Filosofia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, vol. 19, jan.-jun. de 1993.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
_____ (org.). “Dossiê: Ensino de filosofia”. Filosofia e Educação, Campinas, vol. 4, n. 1, 2012.
JAEGER, Werner. Paideia. A formação do homem grego. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
MUCHAIL, SALMA TANNUS et alii. A Filosofia e seu ensino. Petrópolis: Vozes, 1996.
NIELSEN NETO, Henrique (org.). O ensino da Filosofia no 2o grau. São Paulo: Sofia/SEAF, 1986.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
SILVEIRA, Renê (org). “Dossiê: Ensino de filosofia e cidadania”. Pro-posições, Campinas, vol. 21, janeiro-abril de 2010.
SILVEIRA, Renê J.T.; GOTO, Roberto (org.). Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para FLF0478

Clique para consultar o oferecimento para FLF0478

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP