A disciplina visa estimular os estudantes de Filosofia a uma reflexão sobre o ensino dessa disciplina, sobretudo no Ensino Médio, seu alcance, suas dificuldades e suas possibilidades. O objetivo último é levar o estudante a questionar-se acerca do sentido mesmo do ensino de Filosofia e a importância que tal ensino pode ter para seus alunos.
O lugar da reflexão sobre a educação ao longo da história da Filosofia. A Filosofia e seu ensino na história. O significado do ensino de Filosofia e da aprendizagem de Filosofia. Limites e possibilidades do ensino de Filosofia no ensino médio brasileiro.
1) Educação e história da Filosofia. a) As diferentes concepções de Paidéia entre os gregos. b) O surgimento da Universidade na Idade Média: trivium, quadrivium. c) A crítica moderna à escolástica e um novo ideal de homem: humanismo e educação. d) Educação e natureza. e) A Razão iluminista e a educação do homem. f) O Romantismo e a “educação estética do homem”. g) O surgimento da filosofia universitária. h) A crítica da Filosofia e o surgimento das novas ciências. 2) A Filosofia e seu ensino. a) Ensinar filosofia x ensinar a filosofar. b) O ensino da filosofia como formação do espírito crítico. c) O ensino da filosofia e os problemas sociais. d) Princípios do ensino de Filosofia.
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