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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0478 - Questões de Ensino de Filosofia
Issues of Teaching Philosophy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 40 h , Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
A disciplina visa estimular os estudantes de Filosofia a uma reflexão sobre o ensino dessa disciplina, sobretudo no Ensino Médio, seu alcance, suas dificuldades e suas possibilidades. O objetivo último é levar o estudante a questionar-se acerca do sentido mesmo do ensino de Filosofia e a importância que tal ensino pode ter para seus alunos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2542645 - Carlos Eduardo de Oliveira
499525 - Eduardo Brandão
851685 - Homero Silveira Santiago
66115 - Jose Carlos Estevao
2809666 - Moacyr Ayres Novaes Filho
1327480 - Oliver Tolle
56055 - Roberto Bolzani Filho
 
Programa Resumido
O lugar da reflexão sobre a educação ao longo da história da Filosofia. A Filosofia e seu ensino na história. O significado do ensino de Filosofia e da aprendizagem de Filosofia. Limites e possibilidades do ensino de Filosofia no ensino médio brasileiro.
 
 
 
Programa
1) Educação e história da Filosofia.
a) As diferentes concepções de Paidéia entre os gregos.
b) O surgimento da Universidade na Idade Média: trivium, quadrivium.
c) A crítica moderna à escolástica e um novo ideal de homem: humanismo e educação.
d) Educação e natureza.
e) A Razão iluminista e a educação do homem.
f) O Romantismo e a “educação estética do homem”.
g) O surgimento da filosofia universitária. 
h) A crítica da Filosofia e o surgimento das novas ciências.

2) A Filosofia e seu ensino.
a) Ensinar filosofia x ensinar a filosofar.
b) O ensino da filosofia como formação do espírito crítico.
c) O ensino da filosofia e os problemas sociais.
d) Princípios do ensino de Filosofia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
FAVARETTO, Celso. “Sobre o ensino de Filosofia”. Revista da Faculdade de
Educação, São Paulo, vol. 19, jan.-jun. de 1993.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Uma didática para o ensino médio.
Campinas: Papirus, 2012.

_____ (org.). “Dossiê: Ensino de filosofia”. Filosofia e Educação, Campinas, vol. 4, n.
1, 2012.
JAEGER, Werner. Paideia. A formação do homem grego. São Paulo: WMF Martins
Fontes, 2013.
MOREIRA, F. H. S. Yes, nós temos computador: ideologia e formação de professores
na era da informação. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 43, n. 1, p. 127-
137, 2004.
MUCHAIL, Salma Tannus et al. A Filosofia e seu ensino. Petrópolis: Vozes, 1996.
NIELSEN NETO, Henrique (org.). O ensino da Filosofia no 2o grau. São Paulo:
Sofia/SEAF, 1986.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio.
Campinas: Autores Associados, 2009.
Rousseau, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
SILVEIRA, Renê (org). “Dossiê: Ensino de filosofia e cidadania”. Pro-posições,
Campinas, vol. 21, janeiro-abril de 2010.
SILVEIRA, Renê J.T.; GOTO, Roberto (org.). Filosofia no ensino médio: temas,
problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.
Bibliografia de legislação educacional:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da
Educação, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa
_site_110518.pdf.
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Currículo do Estado de São
Paulo. Deliberação CEE N° 169/2019. Disponível em:
http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O,%20DE%
206-8-2019.HTM?Time=13/07/2020%2020:57:30.
Parecer CNE/CEB nº 22/2009, aprovado em 9 de dezembro de 2009 - Diretrizes
Operacionais para a implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Disponível
em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2259-
pceb022-09-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE 155/2017,
de 28 de junho de 2017 e a Indicação 161/2017, de 05 de julho de 2017, que Dispõe
sobre avaliação de alunos da Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, no
Sistema Estadual de Ensino de São Paulo e dá providências correlatas. Acesso em: 13

de julho de 2020. Disponível em: http://iage.fclar.unesp.br/ceesp/textos/2017/673-88-
Delib-155-17-Indic-161-17-alt-Del-161-18.pdf
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE 186/2020 -
Fixa normas relativas ao Currículo Paulista do Ensino Médio, de acordo com a Lei
13.415/2017, para a rede estadual, rede privada e redes municipais que possuem
instituições vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, e dá outras
providências. Disponível em:
http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2020/Del%20186%202020.pdf
DECRETO 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília: MEC, 2005. Regulamenta a Lei
nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais -
Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm
Lei 13.146/15, Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto
da Pessoa com Deficiência). Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE nº
149/2016, de 30/11/2016 e a Indicação CEE nº 155/2016, de 30/11/2016, que
estabelecem normas para a Educação Especial. Disponível em:
http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2016/1796-73-Delb-149-16-Ind-155-16.pdf

SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE nº
59/2006, de 16/08/2017 e a Indicação CEE nº 60/2006, de 16/08/2016, que estabelece
condições especiais de atividades escolares. Disponível em:
http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2006/319-06-Del.-59-06-Ind.-60-06.pdf
 

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