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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0479 - Filosofia Geral II
General Philosophy II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Oferecer uma introdução ao estudo das formas lógicas de raciocínio (teoria da argumentação), das escolhas racionais em situação de risco (teoria da decisão) e das estratégias interativas envolvendo outras pessoas (teoria dos jogos). Procura-se mostrar a relevância teórica e prática da questão da racionalidade para a avaliação crítica de nossas crenças e decisões.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74302 - Caetano Ernesto Plastino
 
Programa Resumido
Estudo das formas lógicas de raciocínio (teoria da argumentação), das escolhas racionais em situação de risco (teoria da decisão) e das estratégias interativas envolvendo outras pessoas (teoria dos jogos).
 
 
 
Programa
1) Estrutura dos argumentos.
2) Dedução e forma lógica.
3) Proposições gerais e relações.
4) Consistência entre proposições.
5) Conceitos modais: possibilidade e necessidade.
6) Indução e probabilidade: teorema de Bayes.
7) Escolha racional: maximizar a utilidade esperada.
8) Jogos e decisões multilaterais.
9) Dominância e equilíbrio de Nash.
10) Estratégias competitivas e cooperativas.

Observação: O curso desenvolverá de maneira orientada e sistemática atividades voltadas especialmente ao campo da extensão, sobretudo aquelas vinculadas a práticas de leitura, elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos que disponham de expressivo alcance junto à comunidade, estimulando a reflexão ativa sobre o vínculo entre sociedade e Universidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
ARMSTRONG, W.; FOGELIN, R. Understanding arguments. An introduction to informal logic. Belmont (EUA): Wadsworth Cengage Books, 2009.
CARNIELLI, W.; EPSTEIN, R. Pensamento crítico. São Paulo: Rideel, 2009.
DAVIS, M. Teoria dos jogos. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1973.
ELSTER, J. Peças e engrenagens das ciências sociais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
FISHER, A. The logic of real arguments. Cambridge (EUA): Cambridge University Press, 2004.
FLEW, A. Pensar direito. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1979.
GEACH, P. Razão e argumentação. Porto Alegre: Grupo A, 2013.
JEFFREY, R. The logic of decision, Chicago: University of Chicago Press, 1990.
LUCE, R.; RAIFFA, H. Games and decisions. Mineola (EUA): Dover Books, 1989.
MORTARI, C. Introdução à lógica. São Paulo: Edunesp, 2001.
NOLT, J. Informal Logic. Nova York: McGraw-Hill,1983.
NOZICK, R. The Nature of Rationality. Princeton: Princeton University Press, 1994.
SKYRMS, B. Escolha e acaso. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1971.
TOULMIN, S. Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
WALTON, D. Lógica informal. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Os produtos e materiais extensionistas produzidos visam a comunidade da USP, os interessados em geral e, sobretudo, o público-alvo composto pelo alunado e pelos profissionais do campo da educação (ensino médio e universitário) na área de Filosofia.
Objetivos da atividade
Desenvolver de modo orientado e sistemático atividades e/ou materiais e/ou produtos na área de Filosofia voltados especialmente ao campo da extensão, com particular ênfase sobre práticas de leitura, elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos com expressivo alcance junto à comunidade. Pretende-se, com isso, estimular a reflexão sobre a dimensão social presente no trabalho e na atuação na área da Filosofia, bem como fomentar a reflexão sobre o vínculo entre sociedade, Universidade e produção de conhecimento.
Descrição da atividade
Diversas possibilidades são pertinentes, e uma ou algumas delas podem ser destacadas a cada semestre. Dentre elas, destacamos: preparação de materiais de caráter extensionista; seminários; atividades em grupo; elaboração de projetos; práticas didáticas; monitorias; elaboração de textos voltados à comunidade-alvo; proposição de produtos extensionistas. Mantendo-se a ênfase sobre práticas vinculadas à leitura, à elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos com expressivo alcance junto à comunidade.
Indicadores de avaliação da atividade
Diversas possibilidades são pertinentes, e uma ou algumas delas podem ser destacadas a cada semestre. Dentre elas, destacamos: avaliações construídas em diálogo ativo com os alunos; elaboração de parâmetros aptos a mensurar a excelência e o alcance dos produtos apresentados; questionários, formulários e outros métodos que possibilitem dimensionar o alcance da atividade ou do material produzido; espaços em que o participante produza uma avaliação sobre o produto construído, sua trajetória ao longo do curso e sua interação com a comunidade visada.

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