A disciplina proporciona ao aluno de licenciatura a possibilidade de apresentar e discutir suas experiências durante o estágio obrigatório em escolas de ensino médio, incluindo reflexões sobre como preparar uma aula, desde a escolha do material didático, do material de apoio (filmes, músicas, documentários etc.), da condução de seminários e atividades em grupo, até a elaboração de avaliações e sua correção.
A realidade da educação e do ensino de filosofia nas instituições de ensino médio do Estado de São Paulo e do Brasil. O material didático e paradidático disponível. Preparação de aulas e do material do professor. Avaliação da aprendizagem no ensino de filosofia.
1) O ensino de filosofia. a) Aspectos históricos que conduziram à obrigatoriedade do ensino de filosofia. b) Políticas públicas para a educação. 2) Material didático. a) Livros disponibilizados pelo Estado de São Paulo e pelo Governo Federal. b) O livro paradidático. c) Seleção de material didático complementar: literatura, vídeos, etc. 3) Preparação de aula. a) Contato com as fontes primárias. b) Etapas da elaboração de uma aula. c) Avaliação da aprendizagem.
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