A disciplina proporciona ao aluno de licenciatura a possibilidade de apresentar e discutir suas experiências durante o estágio obrigatório em escolas de ensino médio, incluindo reflexões sobre como preparar uma aula, desde a escolha do material didático, do material de apoio (filmes, músicas, documentários etc.), da condução de seminários e atividades em grupo, até a elaboração de avaliações e sua correção.
A realidade da educação e do ensino de filosofia nas instituições de ensino médio do Estado de São Paulo e do Brasil. O material didático e paradidático disponível. Preparação de aulas e do material do professor. Avaliação da aprendizagem no ensino de filosofia.
1) O ensino de filosofia. a) Aspectos históricos que conduziram à obrigatoriedade do ensino de filosofia. b) Políticas públicas para a educação. 2) Material didático. a) Livros disponibilizados pelo Estado de São Paulo e pelo Governo Federal. b) O livro paradidático. c) Seleção de material didático complementar: literatura, vídeos, etc. 3) Preparação de aula. a) Contato com as fontes primárias. b) Etapas da elaboração de uma aula. c) Avaliação da aprendizagem.
Geral CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. FAZENDA, Ivani et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991. GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (org.); Filosofia do ensino de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003. GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter. “Dossiê: A filosofia e seu ensino”. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, setembro-dezembro de 2004. RODRIGO, Lídia. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009. Livros didáticos clássicos ARANHA, Maria Lúcia de; MARTINS, Maria Helena. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003. _____ et al. Primeira filosofia. Lições introdutórias. São Paulo: Brasiliense, 1984. GALLO, Sílvio (org.). Ética e cidadania. Campinas: Papirus, 2004. HUISMAN, André; VERGEZ, André. História dos filósofos ilustrada pelos textos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1980. Livros didáticos recentes ARANHA, Maria Lúcia. Filosofar com textos. Temas e história da Filosofia – Suplemento para o professor. São Paulo: Moderna, 2012. CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007. FIGUEIREDO, Vinícius (org.). Filosofia: temas e percursos. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2013. GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2014. SEVERINO, Antonio. Filosofia no ensino médio. São Paulo: Cortez, 2014. Livros paradidáticos CARNEIRO, Mari; ZANLORENZI, Rafael. Temas de filosofia para o Ensino Médio. Curitiba: Aymará, 2009. MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008. PÉPIN, Charles. O planeta dos filósofos: enciclopédia de filósofos e filosofias. Tradução Julia Simões. São Paulo: Claroenigma, 2014. Coleções para ensino médio Filosofias – o prazer do pensar. São Paulo: WMF Martins Fontes [Vários volumes dedicados a temas filosóficos] Direção: Juvenal Savian & Marilena Chaui. Filósofos na sala de aula. São Paulo: Berlendis & Vertecchia [Vários volumes dedicados a filósofos]. Direção: Vinícius de Figueiredo. Logos. São Paulo: Moderna [Vários volumes sobre filósofos antigos, medievais, modernos e contemporâneos]. Saber-fazer filosofia. São Paulo: Ideias & Letras [vol. 1: da antiguidade à Idade Média; vol. 2: O pensamento moderno; vol. 3: Pensadores contemporâneos].