Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0485 - Estágio Supervisionado de Licenciatura
Supervised Student Teaching

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina proporciona ao aluno de licenciatura a possibilidade de apresentar e discutir suas experiências durante o estágio obrigatório em escolas de ensino médio, incluindo reflexões sobre como preparar uma aula, desde a escolha do material didático, do material de apoio (filmes, músicas, documentários etc.), da condução de seminários e atividades em grupo, até a elaboração de avaliações e sua correção.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3105829 - Alex de Campos Moura
499525 - Eduardo Brandão
3721091 - Isabel Coelho Fragelli
1240730 - Marcus Sacrini Ayres Ferraz
1327480 - Oliver Tolle
 
Programa Resumido
A realidade da educação e do ensino de filosofia nas instituições de ensino médio do Estado de São Paulo e do Brasil. O material didático e paradidático disponível. Preparação de aulas e do material do professor. Avaliação da aprendizagem no ensino de filosofia. 
 
 
 
Programa
1) O ensino de filosofia.
a) Aspectos históricos que conduziram à obrigatoriedade do ensino de filosofia.
b) Políticas públicas para a educação.

2) Material didático.
a) Livros disponibilizados pelo Estado de São Paulo e pelo Governo Federal.
b) O livro paradidático.
c) Seleção de material didático complementar: literatura, vídeos, etc.

3) Preparação de aula.
a) Contato com as fontes primárias.
b) Etapas da elaboração de uma aula.
c) Avaliação da aprendizagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação do relatório de estágio apresentado
Critério
Relatório aceito e avaliado com média igual ou superior a 5,0 (cinco)
Norma de Recuperação
Correção das falhas apontadas no relatório, quando for o caso da aceitação parcial do relatório.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
BORGES, V. O livro didático de filosofia. São Paulo: Dialética, 2022.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo
Horizonte: Autêntica, 2009.
CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (org.); Filosofia do ensino de Filosofia.
Petrópolis: Vozes, 2003.
FAZENDA, Ivani et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas:
Papirus, 1991.
GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter. “Dossiê: A filosofia e seu ensino”. Cadernos Cedes,
Campinas, vol. 24, n. 64, setembro-dezembro de 2004.
RODRIGO, Lídia. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio.
Campinas: Autores Associados, 2009.
Livros didáticos clássicos:
ARANHA, Maria Lúcia de; MARTINS, Maria Helena. Filosofando: introdução à
filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.
_____ et al. Primeira filosofia. Lições introdutórias. São Paulo: Brasiliense, 1984.
GALLO, Sílvio (org.). Ética e cidadania. Campinas: Papirus, 2004.
HUISMAN, André; VERGEZ, André. História dos filósofos ilustrada pelos textos. Rio
de Janeiro: Freitas Bastos, 1980.
Livros didáticos recentes:
ARANHA, Maria Lúcia. Filosofar com textos. Temas e história da Filosofia –
Suplemento para o professor. São Paulo: Moderna, 2012. CHAUI, Marilena. Iniciação à
Filosofia. São Paulo: Ática, 2010.
CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007.
FIGUEIREDO, Vinícius (org.). Filosofia: temas e percursos. São Paulo: Berlendis &
Vertecchia, 2013.
GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2014.

REPA, L. (et al.). Filosofia: Temas e percursos. 2. ed. Berlendis & Vertecchia, 2019.
SAVIAN FILHO, J. Filosofia e filosofias. Existência e sentidos. Belo Horizonte:
Autêntica, 2016.
SEVERINO, Antonio. Filosofia no ensino médio. São Paulo: Cortez, 2014.
Livros paradidáticos:
CARNEIRO, Mari; ZANLORENZI, Rafael. Temas de filosofia para o Ensino Médio.
Curitiba: Aymará, 2009.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008.
PÉPIN, Charles. O planeta dos filósofos: enciclopédia de filósofos e filosofias.
Tradução Julia Simões. São Paulo: Claroenigma, 2014. Coleções para ensino médio:
SAVIAN FILHO, J.; CHAUI, M. (org.). Filosofias - o prazer do pensar. São Paulo:
WMF Martins Fontes [Vários volumes dedicados a temas filosóficos, publicados a
partir de 2010].
FIGUEIREDO, V. (org.). Filósofos na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Berlendis &
Vertecchia [Vários volumes dedicados a filósofos], 2019.
VV.AA. Coleção Logos. São Paulo: Moderna [Vários volumes sobre filósofos antigos,
medievais, modernos e contemporâneos, a partir dos anos 1990].
VV.AA. Saber fazer filosofia. São Paulo: Ideias & Letras, 2010 [vol. 1: da antiguidade à
Idade Média; vol. 2: O pensamento moderno; vol. 3: Pensadores contemporâneos].
Bibliografia de legislação educacional:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da
Educação, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa
_site_110518.pdf.
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Currículo do Estado de São
Paulo. Deliberação CEE N° 169/2019. Disponível em:
http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O,%20DE%
206-8-2019.HTM?Time=13/07/2020%2020:57:30.
Parecer CNE/CEB nº 22/2009, aprovado em 9 de dezembro de 2009 - Diretrizes
Operacionais para a implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Disponível
em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2259-
pceb022-09-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192

SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE 155/2017,
de 28 de junho de 2017 e a Indicação 161/2017, de 05 de julho de 2017, que Dispõe
sobre avaliação de alunos da Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, no
Sistema Estadual de Ensino de São Paulo e dá providências correlatas. Acesso em: 13
de julho de 2020. Disponível em: http://iage.fclar.unesp.br/ceesp/textos/2017/673-88-
Delib-155-17-Indic-161-17-alt-Del-161-18.pdf
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE 186/2020 -
Fixa normas relativas ao Currículo Paulista do Ensino Médio, de acordo com a Lei
13.415/2017, para a rede estadual, rede privada e redes municipais que possuem
instituições vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, e dá outras
providências. Disponível em:
http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2020/Del%20186%202020.pdf
DECRETO 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília: MEC, 2005. Regulamenta a Lei
nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais -
Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm
Lei 13.146/15, Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto
da Pessoa com Deficiência). Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE nº
149/2016, de 30/11/2016 e a Indicação CEE nº 155/2016, de 30/11/2016, que
estabelecem normas para a Educação Especial. Disponível em:
http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2016/1796-73-Delb-149-16-Ind-155-16.pdf
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE nº
59/2006, de 16/08/2017 e a Indicação CEE nº 60/2006, de 16/08/2016, que estabelece
condições especiais de atividades escolares. Disponível em:
http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2006/319-06-Del.-59-06-Ind.-60-06.pdf
 

Clique para consultar os requisitos para FLF0485

Clique para consultar o oferecimento para FLF0485

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP