O curso almeja oferecer de modo sistemático e progressivo técnicas de leitura e escrita voltadas para a formação na área de humanidades. Em particular, as dificuldades básicas de compreensão e fixação conceitual de textos teóricos serão tematizadas por professores especialistas em várias áreas, que apresentarão métodos práticos para o exame de textos específicos de diferentes disciplinas de humanidades.
1. O papel formador do estudo das técnicas de leitura e escrita acadêmicas 2. Especificidade dos textos acadêmicos 3. Técnicas básicas para leitura e fixação conceitual: a) características, função e limites do resumo b) características, função e limites do fichamento 4. Modelos de fichamento simples e fichamento expandido 5. Modelo de dissertação com base em problemas conceituais específicos dos textos 6. A resenha como exposição de uma compreensão global e de uma tomada de posição sobre os textos 7. A reconstrução e avaliação da argumentação dos textos
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 1986. KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. - 7ª edição – Campinas, SP: Pontes, 2000. LEITE, Ligia Chiappini M. (coord.) Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997. v. 1-10. PIETRI, E.. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. 1. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. SACRINI, M. Introdução à análise argumentativa. Teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016. Observação: A bibliografia desta disciplina não se restringe às obras listadas por conta da especificidade do tema proposto, que almeja explicitar e treinar os recursos metodológicos mínimos de leitura e escrita necessários para acompanhar de modo produtivo os cursos oferecidos em nossa grade curricular.