Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0506 - Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas
Academic Practices of Reading and Writing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
O curso almeja oferecer de modo sistemático e progressivo técnicas de leitura e escrita voltadas para a formação na área de humanidades. Em particular, as dificuldades básicas de compreensão e fixação conceitual de textos teóricos serão tematizadas por professores especialistas em várias áreas, que apresentarão métodos práticos para o exame de textos específicos de diferentes disciplinas de humanidades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
63432 - Andre Vitor Singer
74302 - Caetano Ernesto Plastino
466233 - Cicero Romao Resende de Araujo
2696571 - Esmeralda Vailati Negrão
1648922 - Marcos Francisco Napolitano de Eugênio
1240730 - Marcus Sacrini Ayres Ferraz
44611 - Ricardo Ribeiro Terra
1891942 - Ronald Beline Mendes
46036 - Valeria de Marco
 
Programa Resumido
O curso almeja oferecer de modo sistemático e progressivo técnicas de leitura e escrita voltadas para a formação na área de humanidades. Em particular, as dificuldades básicas de compreensão e fixação conceitual de textos teóricos serão tematizadas por professores especialistas em várias áreas, que apresentarão métodos práticos para o exame de textos específicos de diferentes disciplinas de humanidades.
 
 
 
Programa
1. O papel formador do estudo das técnicas de leitura e escrita acadêmicas
2. Especificidade dos textos acadêmicos
3. Técnicas básicas para leitura e fixação conceitual:
a) características, função e limites do resumo
b) características, função e limites do fichamento 
4. Modelos de fichamento simples e fichamento expandido
5. Modelo de dissertação com base em problemas conceituais específicos dos textos 
6. A resenha como exposição de uma compreensão global e de uma tomada de posição sobre os textos 
7. A reconstrução e avaliação da argumentação dos textos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e exercícios dentro e fora da aula com apoio de monitores
Critério
Dissertação a ser entregue no final do curso
Norma de Recuperação
Consistirá na apresentação de um trabalho que será a nota final do curso
 
Bibliografia
     
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 1986.
KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. - 7ª edição – Campinas, SP: Pontes, 2000.
LEITE, Ligia Chiappini M. (coord.) Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997. v. 1-10.
PIETRI, E.. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. 1. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
SACRINI, M. Introdução à análise argumentativa. Teoria e prática. São Paulo: Paulus, 2016.

Observação: A bibliografia desta disciplina não se restringe às obras listadas por conta da especificidade do tema proposto, que almeja explicitar e treinar os recursos metodológicos mínimos de leitura e escrita necessários para acompanhar de modo produtivo os cursos oferecidos em nossa grade curricular.
 

Clique para consultar os requisitos para FLF0506

Clique para consultar o oferecimento para FLF0506

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP