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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Filosofia
 
Disciplina: FLF0509 - Teoria das Ciências Humanas IV
Theory of Human Science IV

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Examinar as diversas relações entre as ciências humanas e a filosofia política.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1064470 - Luiz Sergio Repa
44611 - Ricardo Ribeiro Terra
1803971 - Vladimir Pinheiro Safatle
 
Programa Resumido
Trata-se de realizar uma introdução ao estudo das relações entre as diversas ciências humanas e a filosofia política. Procura-se examinar nesse contexto as relações das teorias sociais com a história e a atualidade da filosofia política e com fenômenos políticos da modernidade.
 
 
 
Programa
1) As críticas ao marxismo.
2) As críticas ao totalitarismo.
3) Os novos movimentos sociais e as teorias da justiça.
4) Feminismo e esfera pública.
5) Democracia e direitos humanos.
6) Multiculturalismo e cosmopolitismo.
7) Críticas às concepções liberais e republicanas de democracia.
8) Biopolítica e seus desdobramentos.

Observação: O curso desenvolverá de maneira orientada e sistemática atividades voltadas
especialmente ao campo da extensão, sobretudo aquelas vinculadas a práticas de leitura,
elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos que disponham de
expressivo alcance junto à comunidade, estimulando a reflexão ativa sobre o vínculo entre
sociedade e Universidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalho escrito e/ou seminário.
Critério
A nota final será aquela da atividade de avaliação proposta. Se houver mais de uma atividade, o peso de cada uma será indicado pelo professor responsável pela disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito, versando sobre conteúdos do curso, cuja nota substituirá a da primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
AGAMBEN, G. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
ARATO, A; COHEN, J.L. Civil Society and Political Theory. Cambridge (EUA): MIT Press, 1992.
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
_____. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
_____. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
BADIOU, A. Compêndio de metapolítica. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
BAYNES, K. The Normative grounds of social criticism. Kant, Rawls, Habermas. Albany (EUA): State University of New York Press, 1992.
BENHABIB, S. Critique, Norm, and Utopia. Nova York: Columbia University Press, 1986.
_____. Situating the Self. Nova York: Routledge, 1992.
_____; Cornell, D. (org.) Feminismo como crítica da modernidade. Rio de Janeiro:  Rosa dos Ventos, 1987.
BUTLER, J. Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
COHEN, J.L. Class and civil society: the limits of marxian Critical Theory. Amherst (EUA): University of Massachusetts Press, 1987.
ESPOSITO, R. Bíos: biopolitica e filosofia. Turim: Einaudi, 2015.
FORST, R. Contextos de justiça. São Paulo: Boitempo, 2010.
FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 
FRASER, N. Justice Interruptus. Nova York, Routledge, 1997.
HABERMAS, J. Direito e democracia. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1997, 2 vol.
_____. Mudança estrutural da esfera pública. São Paulo: Edunesp, 2014.
_____. Teoria e práxis. São Paulo: Edunesp, 2013.
HELD, D. Cosmopolitanism. Cambridge (Reino Unido): Polity Press, 2010.
HONNETH, A. Luta por reconhecimento. São Paulo: Editora 34, 2003.
RANCIÈRE, J. O desentendimento. São Paulo: Editora 34, 1996.
RAWLS, J. Liberalismo político. São Paulo: Ática, 2010.
TAYLOR, Ch. Multiculturalism: examining the politics of recognition. Princeton: Princeton University Press, 1994.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Os produtos e materiais extensionistas produzidos visam a comunidade da USP, os interessados em geral e, sobretudo, o público-alvo composto pelo alunado e pelos profissionais do campo da educação (ensino médio e universitário) na área de Filosofia.
Objetivos da atividade
Desenvolver de modo orientado e sistemático atividades e/ou materiais e/ou produtos na área de Filosofia voltados especialmente ao campo da extensão, com particular ênfase sobre práticas de leitura, elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos com expressivo alcance junto à comunidade. Pretende-se, com isso, estimular a reflexão sobre a dimensão social presente no trabalho e na atuação na área da Filosofia, bem como fomentar a reflexão sobre o vínculo entre sociedade, Universidade e produção de conhecimento.
Descrição da atividade
Diversas possibilidades são pertinentes, e uma ou algumas delas podem ser destacadas a cada semestre. Dentre elas, destacamos: preparação de materiais de caráter extensionista; seminários; atividades em grupo; elaboração de projetos; práticas didáticas; monitorias; elaboração de textos voltados à comunidade-alvo; proposição de produtos extensionistas. Mantendo-se a ênfase sobre práticas vinculadas à leitura, à elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos com expressivo alcance junto à comunidade.
Indicadores de avaliação da atividade
Diversas possibilidades são pertinentes, e uma ou algumas delas podem ser destacadas a cada semestre. Dentre elas, destacamos: avaliações construídas em diálogo ativo com os alunos; elaboração de parâmetros aptos a mensurar a excelência e o alcance dos produtos apresentados; questionários, formulários e outros métodos que possibilitem dimensionar o alcance da atividade ou do material produzido; espaços em que o participante produza uma avaliação sobre o produto construído, sua trajetória ao longo do curso e sua interação com a comunidade visada.

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