o curso pretende desenvolver o modo como os geógrafos constroem, no Brasil, um conhecimento sobre a cidade e o urbano, em suas influências e diálogo com as ciências humanas a partir de uma avaliação crítica da produção geográfica brasileira. Como ponto de partida o fato de que a geografia como saber propõe um conhecimento do mundo a partir da analise de uma interpretação geográfica da cidade. Enfocando as matrizes teórico metodológicas capazes de construir um pensamento, a partir da geografia, sobre a realidade urbana brasileira.
1. Mombeig e as monografia urbanas2. A urbanização periférica e a análise da cidade3. A cidade e o urbano - como momento explicativo da realidade brasileira4. O intra-urbano e a análise da paisagem5. A metropolização e a rede urbana6. A cidade e a produção do espaço7. Os conteúdos da urbanização8. O cotidiano da cidade9. Os conflitos sociais na cidade10. Teoria e método na geografia urbana brasileira, hoje11. Tendências atuais do debate
Carlos, Ana Fani, Os caminhos da reflexão da cidade e do urbano no Brasil, EDUSP, São Paulo, 1994Carlos, A. F e Lemos, A. L Dilemas Urbanos- novas abordagens sobre a cidade, Contexto, São Paulo, 2003.AGETEO, Boletim de geografia teorética número especial, Segundo SIMPURB, volume 21 n. 43, Rio Claro, 1991IBGE, Anais do terceiro SIMPURB, no site do IBGEVasconcelos,P, Mello e Silva,S – Novos estudos de geografia urbana brasileiraEditora da Universidade Federal da Bahia, Salvador,1999.Borzachiello da Silva e alli, A cidade e o urbano, Edições EDC, Fortaleza, 1997.Sposito, MEB, urbanização e Cidades; perspectivas geográficas, UNESP, Presidente Prudente, 2001.