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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Geografia
 
Disciplina: FLG0131 - Historia do Pensamento Geografico
History of the Geographical Thought

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 18 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1. Analisar o desenvolvimento do pensamento geográfico, inclusive no Brasil, compreendendo suas dimensões como conhecimento científico e escolar.
2. Enfatizar a relação entre as formulações analisadas, o contexto histórico que as engendrou e a fundamentação filosófica que as embasa.
3. Discutir as perspectivas atuais da Geografia na universidade e na escola.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1008636 - Larissa Mies Bombardi
6927467 - Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde
 
Programa Resumido
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Revisão dos conteúdos de história da Geografia presentes nos currículos do Ensino Médio. 
2. Os grandes traços da história do pensamento geográfico e a importância do estudo do passado.
2. O pensamento geográfico disperso. A Geografia da Antigüidade e da Idade Média. O renascimento e a ciência moderna.
3. A Geografia do século XIX: Humboldt e Ritter.
4. O desenvolvimento da Geografia Física.
5. Ratzel e a Geografia Humana
6. A Geografia na primeira metade do século XX.
7. A polêmica determinismo-possibilismo.
8. A diferenciação de áreas e o enfoque regional.
9. A Geografia Ecológica.
10. A Geografia Cultural.
11. A Geografia tradicional no Brasil.
12. A crítica da Geografia tradicional e o movimento de renovação da Geografia.
13. A New Geography.
14. A Geografia Crítica.
15. Perspectivas atuais da Geografia, inclusive no Brasil.
 
 A disciplina conta com carga horária de PCC que são desenvolvidas em uma série de atividades, dentre as quais: na análise de materiais didáticos e currículos de Geografia da Educação Básica, entrevistas com docentes e discentes do Ensino Médio e produção de materiais didáticos para o Ensino de Geografia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários e análise de textos.
Critério
Provas, trabalhos em grupo e individuais nos debates e seminários.
Norma de Recuperação
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Manoel Correia de Geografia, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo, Atlas, 1987.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017
CLAVAL, Paul. Evolution de la Geografia Humana. Barcelona, Oikos-Tau, 1974.
ESTÉBANEZ, JOSÉ. Tendências y problemática actual de la Geografia. Madrid, Ancel, 1982.
JOHNSTON, R. J. Geografia e geógrafos: a Geografia Humana anglo-americano desde 1945. São Paulo, Difel, 1986.
MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. A Geografia no Brasil (1934-1977): avaliação e tendências. São Paulo, IGEOG/USP, 1980.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. São Paulo, HUCITEC, 1981.
MOREIRA, Ruy. O que é Geografia. 8o ed., São Paulo, Brasiliense, 1987.
PETRONE, P. Geografia humana, In História das Ciências no Brasil. 3 vols., São Paulo, EDUSP/EPU/CNPq, 1981.
QUAINI, Massimo. A construção da Geografia Humana. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo, HUCITEC, 1978.
SÃO PAULO. Currículo de Geografia do Estado de São Paulo. SEE: São Paulo, 2010.
SODRÉ, N. W. Introdução à Geografia: Geografia e ideologia. Petrópolis, Vozes, 1974.
 

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