1. Apresentar as bases epistemológicas da Geografia, apontando as implicações filosóficas das diferentes abordagens metodológicas na disciplina. 2. Discutir diferentes métodos e conceitos desenvolvidos ao longo da história do pensamento geográfico, com destaque para as orientações contemporâneas. 3. Analisar a pertinência do pensamento geográfico à luz do debate filosófico e científico em perspectiva histórica, recuperando e partindo de conhecimentos prévios ou de conteúdos do Ensino Médio. 4. Problematizar a importância do domínico teórico-metodológico na formação do geógrafo e do professor de Geografia na atualidade. 5. Contribuir, a partir da leitura e escrita de textos, para o domínio da língua portuguesa, em especial, para o desenvolvimento da escrita acadêmica.
Apresentação da tríade epistemológica objeto-teoria-método; diferentes teorias e diferentes métodos interferindo na definição do objeto e da própria ciência geográfica; teorias geográficas e debate acadêmico na história do pensamento geográfico; o método na organização do raciocínio e da teoria; a análise geográfica como método primordial; a ciência geográfica na história do pensamento ocidental moderno; as vertentes teórico-metodológicas recentes; a escrita científica.
1. Revisão dos conteúdos de Geografia presentes nos currículos do Ensino Médio. 2. Noções de Teoria do Conhecimento. Senso comum e Ciência. O ato cognitivo. Objeto e método. Conhecimento e ideologia. 2. A Ciência Moderna e seus fundamentos filosóficos. 3. O Positivismo Clássico: fundamentos, propostas e avaliações. O Positivismo Clássico na Geografia. 4. O Neo-kantismo: fundamentos, propostas e avaliações. O Neokantismo na Geografia. 5. O Marxismo: fundamentos, propostas e avaliações. O Marxismo na Geografia. 6. O Positivismo Lógico: fundamentos, propostas e avaliações. O Positivismo Lógico na Geografia. 7. A Fenomenologia: fundamentos, propostas e avaliações. A Fenomenologia na Geografia. A disciplina conta com carga horária de PCCs, desenvolvidas a partir da análise dos fundamentos teórico-metodológicos que embasam livros didáticos e currículos de Geografia no Brasil.
HARVEY, D. A Condição Pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1994. LACOSTE, Yves. A Geografia, in CHATELET, F. História da Filosofia, 7, Filosofia das Ciências Humanas, Rio de Janeiro, Zahar, 1975. LEFEBVRE, H. O Fim da História. Lisboa: Dom Quixote, 1971. LENCIONI, S. Região e Geografia. São Paulo: Edusp, 2009. MERCIER, Guy. “A região e o Estado segundo Friedrich Ratzel e Paul Vidal de la Blache”. In: GEOgraphia, Vol. 11, No 22 (2009). pp. 07-36. MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. São Paulo, HUCITEC, 1982. QUAINI, Massimo. Marxismo e Geografia. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. RATZEL, F. “O povo e seu território”. In: MORAES, A.C.R. Ratzel: geografia. São Paulo: Ática, 1984. pp. 73-81. SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, 1996. SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo, Nobel, 1986. SÃO PAULO. Currículo de Geografia do Estado de São Paulo. SEE: São Paulo, 2010. YOUNG, Michael. Superando a crise na teoria do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 3, n. 2, set. 2014. ISSN 2237-9983. Disponível em: doi:http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i2.238. 6.Bibliografia Complementar Consultar programa da disciplina.