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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Geografia
 
Disciplina: FLG0141 - Introducao a Cartografia
Introduction to Cartography

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
O objetivo principal do curso é introduzir os estudantes no universo de outras formas de representação da paisagem e do espaço geográfico, além do texto escrito, que são indispensáveis para a explicitação dos conhecimentos em Geografia. É por meio da Cartografia que o aluno será capaz de representar, de forma gráfica e atemporal, as relações de simultaneidade do espaço geográfico. A ideia também é demonstrar que os produtos cartográficos além de apresentar resultados de estudos funcionam também como uma forma muito importante de aquisição de novos conhecimentos durante a execução de pesquisas. Por fim, demonstrar que a Cartografia assim entendida é um excelente instrumento pedagógico no ensino.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1042170 - Fernanda Padovesi Fonseca
1102750 - Ligia Vizeu Barrozo
2848490 - Rubia Gomes Morato
 
Programa Resumido
Discussão da representação do espaço geográfico e da paisagem. Apresentação e discussão da relação da imagem e da Geografia. Descrição e definição do mapa e seus componentes: escala, projeção, métrica e semiologia gráfica. O mapa ontem e as metodologias de avaliação dos documentos históricos. O mapa hoje e as novas formas de representação. A cartografia escolar e o mapa no ensino de Geografia.
 
 
 
Programa
1. O que é um mapa; O que é Cartografia; O mapa para a Geografia; A representação do espaço geográfico; As modalidades de organização do espaço geográfico; A imagem e a Geografia; A linguagem. 2. A Geografia e o mapa: ontem e hoje. 3. A composição do mapa: Escala, projeção cartográfica, métrica e linguagem (semiologia gráfica). 4. As representações da cartografia temática, os coremas, as anamorfoses e as redes. 5. O trabalho com o mapa em sala de aula do ensino básico. A disciplina conta com carga horária de PCC na qual são elaborados materiais didáticos para o ensino de geografia a partir do uso da linguagem cartográfica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina se desenvolve com aulas teóricas expositivas e realização de exercícios complementares práticos. Em cada um dos temas serão apresentados sites e outros materiais para elaboração da aula e possibilidades da relação da cartografia com o ensino básico. Os exercícios preveem principalmente a constituição de um repertório discursivo sobre o mapa e a representação do espaço geográfico e da paisagem.
Critério
Provas, seminários e trabalhos práticos.
Norma de Recuperação
A recuperação se dá ao longo do semestre a partir de plantões semanais realizados no Laboratório de Cartografia. Será realizada uma prova de recuperação aos alunos que não obtiverem a nota 5 em data a ser definida no calendário da disciplina.
 
Bibliografia
     
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Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998. 120 p. SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.) A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 92-108. THÉRY, Hervé & MELLO-THÉRY, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005. THÉRY, Hervé. Modelização gráfica para a análise regional: um método. GEOUSP, São Paulo, nº 15, pp. 179-188, 2004. Disponível em: http://www.geografia.fflch.usp.br/publicacoes/Geousp/Geousp15/Intercambio1.pdf VENTURI, Luis Antonio Bittar (Org.) Praticando Geografia: técnicas de campo e laboratório. São Paulo: Oficina de Textos, 2005. 239 p.
 

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