O objetivo principal do curso é introduzir os estudantes no universo de outras formas de representação da paisagem e do espaço geográfico, além do texto escrito, que são indispensáveis para a explicitação dos conhecimentos em Geografia. É por meio da Cartografia que o aluno será capaz de representar, de forma gráfica e atemporal, as relações de simultaneidade do espaço geográfico. A ideia também é demonstrar que os produtos cartográficos além de apresentar resultados de estudos funcionam também como uma forma muito importante de aquisição de novos conhecimentos durante a execução de pesquisas. Por fim, demonstrar que a Cartografia assim entendida é um excelente instrumento pedagógico no ensino básico e necessária à formação dos professores de Geografia.
Discussão da representação do espaço geográfico e da paisagem. Apresentação e discussão da relação da imagem e da Geografia. Descrição e definição do mapa e seus componentes: escala, projeção, métrica e semiologia gráfica. O mapa ontem e as metodologias de avaliação dos documentos históricos. O mapa hoje e as novas formas de representação. A cartografia escolar e o mapa no ensino de Geografia. Discussão sobre os atributos da cartografia e sua incorporação nas atividades de ensino e de formação de professores.
1. O que é um mapa; O que é Cartografia; O mapa para a Geografia; A representação do espaço geográfico; As modalidades de organização do espaço geográfico; A imagem e a Geografia; A linguagem. 2. A Geografia e o mapa: ontem e hoje. 3. A composição do mapa: Escala, projeção cartográfica, métrica e linguagem (semiologia gráfica). 4. As representações da cartografia temática, os coremas, as anamorfoses e as redes. 6. A cartografia social. 7. O trabalho com o mapa em sala de aula do ensino básico. A disciplina conta com carga horária de PCC na qual são discutidos materiais didáticos para o ensino de geografia a partir do uso da linguagem cartográfica.
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