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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Geografia
 
Disciplina: FLG0141 - Introducao a Cartografia
Introduction to Cartography

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
O objetivo principal do curso é introduzir os estudantes no universo de outras formas de representação da paisagem e do espaço geográfico, além do texto escrito, que são indispensáveis para a explicitação dos conhecimentos em Geografia. É por meio da Cartografia que o aluno será capaz de representar, de forma gráfica e atemporal, as relações de simultaneidade do espaço geográfico. A ideia também é demonstrar que os produtos cartográficos além de apresentar resultados de estudos funcionam também como uma forma muito importante de aquisição de novos conhecimentos durante a execução de pesquisas. Por fim, demonstrar que a Cartografia assim entendida é um excelente instrumento pedagógico no ensino básico e necessária à formação dos professores de Geografia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1042170 - Fernanda Padovesi Fonseca
1102750 - Ligia Vizeu Barrozo
2787109 - Reinaldo Paul Pérez Machado
2848490 - Rubia Gomes Morato
 
Programa Resumido
Discussão da representação do espaço geográfico e da paisagem. Apresentação e discussão da relação da imagem e da Geografia. Descrição e definição do mapa e seus componentes: escala, projeção, métrica e semiologia gráfica. O mapa ontem e as metodologias de avaliação dos documentos históricos. O mapa hoje e as novas formas de representação. A cartografia escolar e o mapa no ensino de Geografia. Discussão sobre os atributos da cartografia e sua incorporação nas atividades de ensino e de formação de professores. 
 
 
 
Programa
1. O que é um mapa; O que é Cartografia; O mapa para a Geografia; A representação do espaço geográfico; As modalidades de organização do espaço geográfico; A imagem e a Geografia; A linguagem. 2. A Geografia e o mapa: ontem e hoje. 3. A composição do mapa: Escala, projeção cartográfica, métrica e linguagem (semiologia gráfica). 4. As representações da cartografia temática, os coremas, as anamorfoses e as redes. 6. A cartografia social. 7. O trabalho com o mapa em sala de aula do ensino básico. A disciplina conta com carga horária de PCC na qual são discutidos materiais didáticos para o ensino de geografia a partir do uso da linguagem cartográfica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina se desenvolve com aulas teóricas expositivas e realização de exercícios complementares práticos. Em cada um dos temas serão apresentados sites e outros materiais para elaboração da aula e possibilidades da relação da cartografia com o ensino básico. Os exercícios preveem principalmente a constituição de um repertório discursivo sobre o mapa e a representação do espaço geográfico e da paisagem. Serão realizados plantões de dúvidas ao longo do semestre.
Critério
Provas, seminários e trabalhos práticos.
Norma de Recuperação
Será realizada uma prova de recuperação aos alunos que não obtiverem a nota 5 em data a ser definida no calendário da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
ACSELRAD, Henri (org.). Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 2008. Disponível em: http://www.ettern.ippur.ufrj.br/publicacoes/58/cartografias-sociais-e-territorio
ALMEIDA, Rosângela Doin (org). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
BERTIN, Jacques; GIMENO, Roberto. A lição da cartografia na escola elementar. Boletim Goiano de Geografia, n. 2, v.1, p. 35-56, jan./jun. 1982. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/bgg/article/view/8554
BERTIN, Jacques. Semiologie graphique : les diagrammes, les reseaux, les cartes. Paris : EHESS, 1998. 452 p. (Les ré-impressions des Éditions de L´Ècole des Hautes Études en Sciences Sociales)
BOCHICCHIO, Vincenzo Raffaele. Manual do Professor. In: Atlas Mundo Atual. São Paulo: Atual, 2003. 
CAUVIN, Colette. Transformações cartográficas espaciais e anamorfoses. In: DIAS, Maria Helena (Coord.) Os mapas em Portugal: da tradição aos novos rumos da cartografia. Lisboa: Cosmos, 1995. p: 267-310.
FONSECA, Fernanda Padovesi; OLIVA, Jaime. Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. 176 p. (Como eu ensino)
GRATALOUP, Christian. Os períodos do espaço. Rio de Janeiro: GEOgraphia, Vol. 8, No 16, 2006. Disponível em: http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/198.
HARLEY, John Brian. La Nueva Naturaleza de los mapas: Ensayos sobre la história de la cartografia. México: Fondo de Cultura Económica, 2005. 398p.
JOLY, Fernand. A cartografia. Campinas: Papirus, 1990. 136 p.
LÉVY, Jacques; LUSSAULT Michel (Org.). Dictionnaire de la Géographie et de l´espace des sociétés. Paris: Belin, 2003. 1034 p.
LIBAULT, André. Geocartografia. São Paulo: Nacional/EDUSP, 1975. 388 p.
MARTINELLI, Marcello. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998. 120 p.
THÉRY, Hervé & MELLO-THÉRY, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.
VENTURI, Luis Antonio Bittar (Org.) Praticando Geografia: técnicas de campo e laboratório. São Paulo: Oficina de Textos, 2005. 239 p.


Bibliografia Complementar
ALDER, Ken. A medida de todas as coisas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. 492 p.
ALMEIDA, Rosângela Doin (org). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.
BERTIN, Jacques. Neográfica e o tratamento gráfico da informação. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1986. 273p.
BERTIN, Jacques. Ver ou ler. Seleção de Textos (AGB), São Paulo, n.18, p. 45-62, maio 1988.
BLIN, Eric; BORD, Jean-Paul. Initiation géo-graphique ou comment visualiser son information. 2 ed. Paris: Sedes, 1998. 284 p.
BOARD, Christopher. Os mapas como modelos. In: CHORLEY, Richard J. e Haggett. Peter (Org.). Modelos físicos e de informação em Geografia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos / Ed. Da Universidade de São Paulo, 1975. p. 139-184.
BRUNET, Roger. La carte mode d’emploi. Paris, Fayard/Reclus, 1987. 269 p.
CAMBREZY, Luc; DE MAXIMY, René. La cartographie en débat: Représenter ou convaincre. Paris: Karthala-ORSTOM, 1995. 197 p. Disponível em: http://www.documentation.ird.fr/hor/fdi:42938
CAUVIN, Colette; ESCOBAR, Francisco; SERRADJ, Aziz. Cartographie thématique 1 : une nouvelle démarche. Paris : Lavoisier/Hermes, 2007. 284 p.
CAUVIN, Colette; ESCOBAR, Francisco; SERRADJ, Aziz. Cartographie thématique 2 : des transformations incontournables. Paris : Lavoisier/Hermes, 2007. 269 p.
CAUVIN, Colette; ESCOBAR, Francisco; SERRADJ, Aziz. Cartographie thématique 3 : méthodes quantitaives et transformations attributaires. Paris : Lavoisier/Hermes, 2008. 284 p.
CAUVIN, Colette; ESCOBAR, Francisco; SERRADJ, Aziz. Cartographie thématique 4 : Des transformations renouvelées. Lavoisier/Hermes, 2008. 198 p.
CAUVIN, Colette; ESCOBAR, Francisco; SERRADJ, Aziz. Cartographie thématique 5 : Des Nouvelles Voies à Explorer. Lavoisier/Hermes, 2008. 320 p.
DASH, Joan. O Prêmio da Longitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 210 p.
DURAND, Marie-Françoise; COPINSCHI, Philippe ; MARTIN, Benoit; PLACIDI, Delphine. Atlas da mundialização. São Paulo: Saraiva, 2009. 176 p.
FONSECA, Fernanda Padovesi . A naturalização como obstáculo à inovação da cartografia escolar. Geografares, v. 12, p. 175-210, 2012. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3192
FONSECA, Fernanda Padovesi. O potencial analógico da cartografia. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, no 87, p. 85-110, 2007. Disponível em: http://www.agbsaopaulo.org.br/sites/agbsaopaulo/files/BPG_87_Cartografia.pdf
GIMENO, Roberto. Uma nova abordagem da cartografia na escola elementar. Boletim Goiano de Geografia, n.11, v.1, p. 104-125,  jan./dez. 1991. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/bgg/article/view/4387
HARLEY, John Brian “Mapas, saber e poder”, Confins [Online], 5 | 2009. Traduzido por Mônica Balestrin Nunes. Disponível em: http://confins.revues.org/index5724.html
HARLEY, John Brian. A nova história da cartografia. O Correio da UNESCO (Mapas e cartógrafos), Brasil, ano 19, n. 8, ago. 1991, p. 4-9.
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Noções básicas de cartografia. Disponível em:  http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/indice.htm
LÉVY, Jacques ; PONCET, Patrick ; TRICOIRE, Emmanuelle. La carte, enjeu contemporain. Dossier nº 8036, Documentation photographique, La Documentation Française, 2003. 63 p.
MARTINELLI, Marcello. Curso de cartografia temática. São Paulo: Contexto, 1991. 180 p.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.) A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 92-108.
THÉRY, Hervé. Modelização gráfica para a análise regional: um método. GEOUSP, São Paulo, nº 15, pp. 179-188, 2004. Disponível em: http://www.geografia.fflch.usp.br/publicacoes/Geousp/Geousp15/Intercambio1.pdf

 

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