1. Conceituar a Cartografia e estabelecer sua relação com as áreas vinculadas: Cartografia Temática, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas e GPS. 2. Abordar seus principais atributos: coordenadas, escala, curva de nível, perfil topográfico, norte e projeções. 3. Possibilitar a leitura e uso de cartas topográficas, nos formatos analógico e digital. 4. Discutir os atributos da Cartografia e sua incorporação nas atividades de ensino e de formação de professores.
1. Conceitos da cartografia sistemática e áreas vinculadas. 2.Referenciais cartográficos. 3.Projeções cartográficas. 4. Coordenadas geográficas e plano retangulares (UTM). 5.Leitura e interpretação de carta topográfica. 6.Análise e discussão do papel das Tecnologias de Informação como recursos de pesquisa e ensino, vinculados à formação do geógrafo e do professor de Geografia. Na carga horária destinada às PCCs, são desenvolvidas e analisadas situações didáticas que possibilitem a compreensão das transformações curriculares ocorridas entre os contextos escolar e universitário.
1. Conceituação da Cartografia Sistemática e a sua relação com a Cartografia Temática, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas e GPS. 2. Coordenadas geográficas e coordenadas planas (UTM). 3. Conceito de escala. Escalas gráfica e numérica. 4. Norte: Geográfico, Magnético e da Quadrícula. Azimute e medidas de ângulos. 5. Curvas de nível e perfil topográfico. 6. Leitura de Cartas Topográficas: Planimetria e Altimetria. 7. Hipsometria e clinografia. 8. Projeções Cartográficas. 9. Exemplos de aplicações dos Sistemas de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto. 10. Discussão do papel das tecnologias da informação no ensino e na formação de professores. Análise de situações didáticas e das transformações curriculares.
Bibliografia básica FITZ, P. Cartografia básica. São Paulo: Ed Oficina de Textos, 2008. GRANELL-PEREZ, M. Trabalhando geografia com as cartas topográficas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001. 128p. IBGE. Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999. KAWAKUBO, F.S. MORATO, R.G., MACHADO, R.P.P. Sistemas de Informações Geográficas. In: VENTURI, L. A.B. Práticas de campos, laboratório e sala de aula. São Paulo, Sarandi. 2011, p.271-286. LIBAULT, A. Geocartografia. São Paulo: Nacional/EDUSP, 1975. LONGLEY, P.A., GOODCHILD, M.F.; MAGUIRE, D.J. RHIND, D.W. Sistemas e Ciência da Informação Geográfica. 3ª ed. Bookman: Porto Alegre. 2013. 540 p. LUCHIARI, A. KAWAKUBO, F.S. MORATO, R.G. Técnicas de Sensoriamento Remoto. In: VENTURI, L. A.B. Práticas de campos, laboratório e sala de aula. São Paulo, Sarandi. 2011, p.231-254. MENEZES, P. M. L.; FERNANDES, M. C. Roteiro de cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. MIRANDA, J. Fundamentos de sistemas de informações geográficas. Brasília: Ed. Embrapa, 2005. OLIVEIRA, C. Curso de cartografia moderna. IBGE. Rio de Janeiro, 1988. QUEIROZ FILHO, A. P. e BIASI, M. Técnicas de cartografia. In: VENTURI, L. A.B. Práticas de campos, laboratório e sala de aula. São Paulo, Sarandi. 2011, p.171-202. QUEIROZ FILHO, A.P. – A escala nos trabalhos de campo e laboratório In: VENTURI,L.A.B. Praticando Geografia. São Paulo: Oficina de Texto 2005, p.55-67. ROCHA. J. GPS: Uma abordagem prática. Recife: D. Bagaço, 2003. SIMIELLI, M.E.R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A.F.A. (org.) e outros. Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. São Paulo, Contexto, 1999. p.92-108. Bibliografia complementar BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. CASTRO, J. F. M. História da cartografia e cartografia sistemática. Belo Horizonte: PUCMINAS, 2012. MIRANDA, J. Fundamentos de sistemas de informações geográficas. Brasília: Ed. Embrapa, 2005. MUEHRCKE, P. C. Map use: reading, analysis and interpretation. 4a ed., Madison, JP, 2001. RAISZ, E. Cartografia geral. Rio de Janeiro: Científica, 1969. ROBSON, A. H.; MORRISON, J. L.; MUEHRCKE, P C.; KIMERLING, A. J.; GUPTILL, S. C. Elements of cartography. NJ: John Wiley & Sons, Inc, 1995.