1. Apresentar as diferentes esferas terrestres na composição do campo de estudos da Geografia, mostrando a importância da contribuição da Geografia no conhecimento da natureza e a especificidade da metodologia geográfica. 2. Mostrar a necessidade da definição de escalas temporais e espaciais nos estudos da natureza. 3. Enfatizar as variáveis que participam da dinâmica da natureza e sua complexidade. 4. Promover uma visão globalizante e integradora entre natureza e sociedade. 5. Discutir a importância da Geografia, como disciplina escolar, para o entendimento da natureza.
As esferas do globo terrestre nos diferentes campos de investigação Afinidades entre as Ciências da Terra e a originalidade da abordagem geográfica.
1. Revisão dos conteúdos de Fundamentos Naturais da Geografia presentes nos currículos do Ensino Médio. 2. As esferas do globo terrestre nos diferentes campos de investigação científica. 2. Afinidades entre as Ciências da Terra e a originalidade da abordagem geográfica. 3. Geografia Física e sua setorização. 4. Os procedimentos analíticos em Geomorfologia, Climatologia, Hidrologia e Biogeografia. 5. Métodos e técnicas mais usuais no estudo da dinâmica da natureza. 6. Dos estudos setoriais à Geografia Física Global. 7. organizações e tipologias espaciais. Os geosistemas. 8. A participação da Geografia Física no conhecimento e avaliação dos recursos naturais. 9. O estudo interdisciplinar da natureza no ensino e na pesquisa e a contribuição da Geografia Física. Entre as atividades propostas como PCC, destacam-se a análise e produção de materiais didáticos a serem utilizados em atividades de ensino-aprendizagem de Geografia na Educação Básica.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. BROW, E. H. A Geografia Física, seu conteúdo e sua relações, in Boletim Geográfico, (254), Rio de Janeiro, IBGE, 1977. CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geografia Física, in Boletim de Geografia Teorética, 11 (21-22), Rio Claro, AGETEO, 1981. CRUZ, Olga. A Geografia Física, o geosistema, a paisagem e os estudos dos processos geomórficos, in Boletim de Geografia Teorética, 15 (29-30), Rio Claro, AGETEO, 1985. DAGENAIS, P. Cinco esquemas teóricos em Geografia, in Boletim Geográfico, (239), Rio de Janeiro, IBGE, 1974. DREW, D. Processos interativos homem-meio ambiente. São Paulo, Difel, 1983. SÃO PAULO. Currículo de Geografia do Estado de São Paulo. SEE: São Paulo, 2010. TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de Janeiro, IBGE/SUPREN, 1977. --------------- La terre: une planète vivante. Paris, PUF, 1972.