Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Geografia
 
Disciplina: FLG0150 - Fundamentos Naturais da Geografia
Geography Natural Foundations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 18 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1. Apresentar as diferentes esferas terrestres na composição do campo de estudos da Geografia, mostrando a importância da contribuição da Geografia no conhecimento da natureza e a especificidade da metodologia geográfica. 2. Mostrar a necessidade da definição de escalas temporais e espaciais nos estudos da natureza. 3. Enfatizar as variáveis que participam da dinâmica da natureza e sua complexidade. 4. Promover uma visão globalizante e integradora entre natureza e sociedade. 5. Discutir a importância da Geografia, como disciplina escolar, para o entendimento da natureza.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2085569 - Antonio Carlos Colangelo
 
Programa Resumido
As esferas do globo terrestre nos diferentes campos de investigação Afinidades entre as Ciências da Terra e a originalidade da abordagem geográfica.
 
 
 
Programa
1. Revisão dos conteúdos de Fundamentos Naturais da Geografia presentes nos currículos do Ensino Médio. 2. As esferas do globo terrestre nos diferentes campos de investigação científica. 2. Afinidades entre as Ciências da Terra e a originalidade da abordagem geográfica. 3. Geografia Física e sua setorização. 4. Os procedimentos analíticos em Geomorfologia, Climatologia, Hidrologia e Biogeografia. 5. Métodos e técnicas mais usuais no estudo da dinâmica da natureza. 6. Dos estudos setoriais à Geografia Física Global. 7. organizações e tipologias espaciais. Os geosistemas. 8. A participação da Geografia Física no conhecimento e avaliação dos recursos naturais. 9. O estudo interdisciplinar da natureza no ensino e na pesquisa e a contribuição da Geografia Física. Entre as atividades propostas como PCC, destacam-se a análise e produção de materiais didáticos a serem utilizados em atividades de ensino-aprendizagem de Geografia na Educação Básica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, análise e discussão de textos, orientação aos trabalhos práticos.
Critério
Provas escritas, trabalhos práticos e leituras programadas.
Norma de Recuperação
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. BROW, E. H. A Geografia Física, seu conteúdo e sua relações, in Boletim Geográfico, (254), Rio de Janeiro, IBGE, 1977. CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geografia Física, in Boletim de Geografia Teorética, 11 (21-22), Rio Claro, AGETEO, 1981. CRUZ, Olga. A Geografia Física, o geosistema, a paisagem e os estudos dos processos geomórficos, in Boletim de Geografia Teorética, 15 (29-30), Rio Claro, AGETEO, 1985. DAGENAIS, P. Cinco esquemas teóricos em Geografia, in Boletim Geográfico, (239), Rio de Janeiro, IBGE, 1974. DREW, D. Processos interativos homem-meio ambiente. São Paulo, Difel, 1983. SÃO PAULO. Currículo de Geografia do Estado de São Paulo. SEE: São Paulo, 2010. TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de Janeiro, IBGE/SUPREN, 1977. --------------- La terre: une planète vivante. Paris, PUF, 1972.
 

Clique para consultar os requisitos para FLG0150

Clique para consultar o oferecimento para FLG0150

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP