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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Geografia
 
Disciplina: FLG0160 - Fundamentos Econômicos, Sociais e Políticos da Geografia
Economic, Social and Political Principles of Gegraphy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 18 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1. Analisar criticamente o diálogo entre a Geografia e as demais ciências sociais.
2. Estudar os dados e conceitos básicos econômicos, técnicos, sócio-culturais e políticos necessários à compreensão do espaço geográfico.
3. Relacionar esses dados às diferentes correntes do pensamento social contemporâneo: positivismo, estruturalismo, marxismo, relativismo, culturalismo etc., ressaltando suas bases históricas.
4. Discutir as diferentes contribuições da Geografia à sociedade: técnica, ensino e pesquisa.
5. Problematizar e ampliar a concepção de conteúdos de Geografia lecionados no Ensino Médio (relação sociedade-natureza, escala do Estado-Nação, conjuntos regionais e a síntese como método). 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6927467 - Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde
 
Programa Resumido
A relação entre a ciência geográfica e demais ciências sociais buscando as fundamentações teórico-metodológicas.
 
 
 
Programa
1. Racionalismo e Romantismo: bases filosóficas para o desenvolvimento da Geografia Moderna.
2. Geografia, Antropologia e Sociologia: aproximações e afastamentos.
3. As teorias do Estado e suas interfaces com a Geografia.
4. A geografia do Estado-Nação e as geografias do poder.
5. A polêmica da periodização pós-moderna na Geografia. 
6. Liberalismo e economia planificada como fatores estruturantes do espaço geográfico.
7. A Geografia como lógica: aplicação das competências previstas na BNCC (analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem) à compreensão das espacialidades dos fatos sociais. 
8. Identificação e diferenciação entre os alunos do que qualifica as abordagens geográficas. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas divididas em quatro módulos (história, política, economia e cultura), debate de filmes relacionados ao conteúdo do curso e aplicação dos textos e temas selecionados às questões de ordem prática contemporâneas. Desenvolvimento e análise a partir de situações didáticas que possibilitem a compreensão das transformações curriculares ocorridas entre o contexto escolar e a universidade.
Critério
Quatro exercícios em grupo realizados em sala de aula e um trabalho opcional ao final do curso. Cada exercício vem em sequência ao término de um dos módulos.
Norma de Recuperação
Trabalho individual.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro, Forense, 2007.
CASTRO, I.E. Espaço e política. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005.
CLAVAL, P. A geografia cultural. Florianópolis, Ed UFSC, 1999.
ELIAS, N. O processo civilizador. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2014.
FEBVRE, L. Combates pela História. Lisboa, Presença, 1989.
FOUCAULT, M. Segurança, Território, População: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo, Martins Fontes, 2008.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 2012. 
GOMES, P.C. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2002.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo, Annablume, 2005.
MEC. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acessado em: 01/07/2020. 
MORAES, A.C.R. Território e História no Brasil. São Paulo, Hucitec, 2002. 
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2014.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo, Ática, 1993. 
SOJA, E. Geografias Pós-Modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993. 
TONINI, I.M. (et alli). O Ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre, Mediação, 2014.


Bibliografia Complementar 
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.
CAPEL, H. Geografia Humana y Ciencias Sociales, una perspectiva historica. Barcelona, Montesinos, 1984.
ESTADO DE SÃO PAULO. Currículo do Estado de São Paulo – Ciências Humanas e suas tecnologias. Disponível em : https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/236.pdf . Acessado em 20/06/2020. 
GEORGE, P. Sociologia e Geografia. Rio de Janeiro, Forense, 1969.
GEORGE, P. (et alli). Geografia Ativa. Difel, 1980. 
GOMES, P.C. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1996.
KRUGMAN, P. What’s new about economic geography? OXFORD REVIEW OF ECONOMIC POLICY, VOL. 14, NO. 2, 1998, 7-17.
MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – Geografia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf . Acessado em 20/06/2020. 
MESSIAS DA COSTA, W. Geografia política e geopolítica. São Paulo, Hucitec, 1992.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo, Nobel, 1987.

 

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