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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Geografia
 
Disciplina: FLG0160 - Fundamentos Econômicos, Sociais e Políticos da Geografia
Economic, Social and Political Principles of Gegraphy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 18 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1. Analisar criticamente o diálogo entre a Geografia e as demais ciências sociais. 2. Estudar os dados e conceitos básicos econômicos, técnicos, sócio-culturais e políticos necessários à compreensão do espaço geográfico. 3. Relacionar esses dados às diferentes correntes do pensamento social contemporâneo: positivismo, estruturalismo, marxismo, relativismo, culturalismo etc., ressaltando suas bases históricas. 4. Discutir as diferentes contribuições da Geografia à sociedade: técnica, ensino e pesquisa. 5. Problematizar e ampliar a concepção de conteúdos de Geografia lecionados no Ensino Médio (relação sociedade-natureza, escala do Estado-Nação, temas e objetos da investigação geográfica).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6927467 - Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde
 
Programa Resumido
A relação entre a ciência geográfica e demais ciências buscando as fundamentações teórico-metodológicas.
 
 
 
Programa
1. Racionalismo e Romantismo: bases filosóficas para o desenvolvimento da Geografia Moderna. 2. Geografia, Antropologia e Sociologia: aproximações e afastamentos. 3. As teorias do Estado e suas interfaces com a Geografia. 4. A geografia do Estado-Nação e as geografias do poder. 5. A polêmica da periodização pós-moderna na Geografia. 6. Liberalismo e economia planificada como fatores estruturantes do espaço geográfico Na carga horária de PCCs, propõe-se a realização de entrevistas com estudantes e professores do Ensino Médio com o intuito de compreender a percepção dos mesmos sobre a importância do conhecimento geográfico no mundo contemporâneo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, exibição de filmes relacionados ao conteúdo do curso e debates sobre textos e temas selecionados. Desenvolvimento e análise a partir de situações didáticas que possibilitem a compreensão das transformações curriculares ocorridas entre o contexto escolar e a universidade
Critério
Cinco exercícios em grupo realizados em sala de aula e um trabalho opcional ao final do curso.
Norma de Recuperação
Trabalho individual.
 
Bibliografia
     
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro, Forense, 2007. BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. CAPEL, H. Geografia Humana y Ciencias Sociales, una perspectiva historica. Barcelona, Montesinos, 1984. CASTRO, I.E. Espaço e política. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005. CLAVAL, P. A geografia cultural. Florianópolis, Ed UFSC, 1999. ELIAS, N. O processo civilizador. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2014. ESTADO DE SÃO PAULO. Currículo do Estado de São Paulo – Ciências Humanas e suas tecnologias. Disponível em : http:// www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/781.pdf . Acessado em 20/09/2017. FEBVRE, L. Combates pela História. Lisboa, Presença, 1989. FOUCAULT, M. Segurança, Território, População: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo, Martins Fontes, 2008. GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 2012. GEORGE, P. Sociologia e Geografia. Rio de Janeiro, Forense, 1969. GEORGE, P. (et alli). Geografia Ativa. Difel, 1980. GOMES, P.C. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1996. GOMES, P.C. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2002. HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo, Annablume, 2005. KRUGMAN, P. What’s new about economic geography? OXFORD REVIEW OF ECONOMIC POLICY, VOL. 14, NO. 2, 1998, 7-17. MEC. Orientações curriculares para o ensino médio. Disponível em : http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_ 03_internet.pdf . Acessado em 20/09/2017. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – Geografia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf . Acessado em 20/09/2017. MEC. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE GEOGRAFIA - Geografia no ensino fundamental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb /arquivos/pdf/livro052.pdf . Acessado em 20/09/2017. MESSIAS DA COSTA, W. Geografia política e geopolítica. São Paulo, Hucitec, 1992. MORAES, A.C.R. Território e História no Brasil. São Paulo, Hucitec, 2002. PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2014. RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo, Ática, 1993. SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo, Nobel, 1987. SANTOS, M. Espaço e Sociedade. Petrópolis, Vozes, 1982. SOJA, E. Geografias Pós-Modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993. TONINI, I.M. (et alli). O Ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre, Mediação, 2014.
 

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