1. Analisar criticamente o diálogo entre a Geografia e as demais ciências sociais. 2. Estudar os dados e conceitos básicos econômicos, técnicos, sócio-culturais e políticos necessários à compreensão do espaço geográfico. 3. Relacionar esses dados às diferentes correntes do pensamento social contemporâneo: positivismo, estruturalismo, marxismo, relativismo, culturalismo etc., ressaltando suas bases históricas. 4. Discutir as diferentes contribuições da Geografia à sociedade: técnica, ensino e pesquisa. 5. Problematizar e ampliar a concepção de conteúdos de Geografia lecionados no Ensino Médio (relação sociedade-natureza, escala do Estado-Nação, conjuntos regionais e a síntese como método).
A relação entre a ciência geográfica e demais ciências sociais buscando as fundamentações teórico-metodológicas.
1. Racionalismo e Romantismo: bases filosóficas para o desenvolvimento da Geografia Moderna. 2. Geografia, Antropologia e Sociologia: aproximações e afastamentos. 3. As teorias do Estado e suas interfaces com a Geografia. 4. A geografia do Estado-Nação e as geografias do poder. 5. A polêmica da periodização pós-moderna na Geografia. 6. Liberalismo e economia planificada como fatores estruturantes do espaço geográfico. 7. A Geografia como lógica: aplicação das competências previstas na BNCC (analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem) à compreensão das espacialidades dos fatos sociais. 8. Identificação e diferenciação entre os alunos do que qualifica as abordagens geográficas.
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