1. Compreender a relação espaço-economia. 2. Fornecer instrumental conceitual básico de Economia Política e de Economia para análise e compreensão da Geografia Econômica. 3. Discutir as concepções fundamentais da produção geográfica atual focada na dinâmica econômica dos territórios 4. Apresentar métodos e técnicas para o estudo do espaço no contexto atual do capitalismo.
Os estudos de Geografia sobre a dinâmica histórica do capitalismo têm avançado e desenvolvido conceitos explicativos, necessários à compreensão do espaço geográfico e suas mudanças. O conteúdo da disciplina versa sobre a importância de desenvolver analiticamente as relações entre o econômico, o social, o político e o cultural no contexto das formações socioespaciais. Além dos conteúdos específicos, a disciplina promove situações didáticas que possibilitem a compreensão das transformações curriculares ocorridas entre o contexto escolar e a universidade. Também é destinada carga horária específica para revisão dos conteúdos de Geografia Econômica no Ensino Médio, conforme indicado nas referências curriculares nacional e estadual.
1. Espaço e Produção. A gênese das relações econômicas: da divisão técnica e social do trabalho à divisão espacial do trabalho. A teoria do valor e da renda. Modo de produção e formação socioespacial. O processo de valorização e o espaço geográfico. 2. Principais matrizes do pensamento econômico: da Economia Política Clássica aos debates atuais. O diálogo com a Geografia. 3. Economia espacial: alcances e limitações. Teorias de localização das atividades econômicas. Teoria dos polos de desenvolvimento. 4. A dinâmica do capitalismo contemporâneo e os usos do território. Na carga horária das PCCs, são realizadas análises dos conteúdos de Geografia Econômica dos livros didáticos e currículos da Educação Básica.
ANDRADE, Manuel Correia de. Espaço, polarização e desenvolvimento: uma introdução à economia regional. São Paulo. Editorial Atlas, 1987. ARRIGHI, Giovanni. Adam Smith em Pequim. Origens e fundamentos do século XXI. São Paulo: Boitempo , 2008. BRADFORD, M.G. e KENT, W.A. Geografia Humana. Teorias e suas aplicações. Lisboa: Gradiva, 1987. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. BRUE, Stanley. História do pensamento econômico. São Paulo: Cengage Lerarning, 2011. Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 133 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 3). DICKEN, Peter. Mudança Global - Mapeando as Novas Fronteiras da Economia Mundial. São Paulo: Artmed, 2010. FURTADO, Celso. Prefácio à nova Economia Política. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976. HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011. HUNT, E.K. e SHERMAN, Howard. História do pensamento econômico. Petrópolis: Editora Vozes, 2001. MENDEZ, Ricardo. Geografía económica. La lógica espacial del capitalismo global. Barcelona:Editorial Ariel, 1997. MORAES, Antonio Carlos Robert e COSTA, Wanderley Messias. A valorização do Espaço. São Paulo, HUCITEC, 1984. PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. QUAINI, Massimo. Marxismo e Geografia. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. ROLL, Eric. História das doutrinas econômicas. São Paulo, Companhia Nacional, 1971. SANTOS, Milton. Economia espacial: críticas e alternativas. São Paulo: Hucitec, 1979. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000. SINGER, Paul. Curso de introdução à Economia Política. Rio de Janeiro, Forense, 1975.