1. Mostrar como se deu, na história social da cartografia, a afirmação da Cartografia Temática. 2. Abordar as bases da linguagem da representação gráfica na Cartografia Temática. 3. Ministrar a orientação metodológica das representações para a Cartografia Temática voltada à Geografia. 4. Orientar a execução, a leitura e apreensão crítica do conteúdo de mapas representando temas geográficos. 5. Apresentar noções básicas de Cartografia Temática digital. 6. Discussão sobre os atributos da Cartografia Temática e sua incorporação nas atividades de ensino e de formação de professores
A cartografia temática e suas relações com a Geografia. Aspectos teórico-práticos da elaboração de mapas temáticos. Estatística descritiva para a cartografia temática. Elaboração e análise de mapas temáticos. Mapas de análise, associações espaciais e mapas de síntese. Análise e discussão do papel das Tecnologias de Informação como recursos de pesquisa e ensino, vinculados à formação do geógrafo e do professor de Geografia. Na carga horária destinada às PCCs, são desenvolvidas e analisadas situações didáticas que possibilitem a compreensão das transformações curriculares ocorridas entre os contextos escolar e universitário.
1. A afirmação da Cartografia Temática na história da cartografia e suas relações com a Geografia. 2. As representações da Cartografia Temática para os aspectos seletivo, ordenado e quantitativo da realidade, nas manifestações pontuais, lineares e zonais, em apreciação estática ou dinâmica, sejam em nível de raciocínio de análise ou de síntese. 3. Estatística descritiva básica: medidas de tendência central (média, moda, mediana), medidas de dispersão (amplitude, desvio-médio, variância e desvio-padrão); elaboração e interpretação de histogramas. 4. Execução, leitura, análise e interpretação de mapas representando temas geográficos. 5. Discussão do papel das tecnologias da informação no ensino e na formação de professores. Análise de situações didáticas e das transformações curriculares.
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