Fornecer os princípios básicos do Sensoriamento Remoto enquanto técnica de obtenção, registro e interpretação de dados para a análise geográfica. Avaliar o potencial das imagens obtidas através de plataformas aéreas ou orbitais como subsídios à análise têmporo-espacial dos fenômenos geográficos. Apresentar e avaliar a importância do sensoriamento remoto na formação de professores de geografia no ensino.
Definição, histórico do sensoriamento remoto, princípios físicos, comportamento espectral dos alvos, sistemas sensores, interpretação de fotografias aéreas e imagens orbitais. Além dos conteúdos explicitados, a disciplina conta com 18 horas de PCC na qual é realizado uma análise partir de situações didáticas que possibilitem a compreensão das transformações curriculares ocorridas entre o contexto escolar e a universidade. Também é destinada carga horária específica para análise e discussão de Tecnologias de Informação como recursos de pesquisa e ensino, vinculados a formação do geógrafo e do professor de Geografia.
Definição. Histórico do sensoriamento remoto. Níveis de aquisição dos dados. Radiação eletromagnética: fonte de energia, classificação da radiação eletromagnética. Interação da radiação eletromagnética com a atmosfera: espalhamento, absorção e transmissão da energia. Interação da radiação eletromagnética com os alvos: comportamento espectral de alvos naturais e construídos, fatores intrínsecos e ambientais que controlam o comportamento espectral. Tipos de sensores: passivos e ativos e suas potencialidades na extração de informação. Fotogrametria: geometria de aquisição, distorção, escala, filme, área útil, estereoscopia. Tipos de resolução. Formas de imageamento. Interpretação visual e automática das imagens nos estudos geográficos. Na Carga horária das PCCs, são realizadas análises a partir de situações didáticas que possibilitem a compreensão das transformações curriculares ocorridas entre o contexto escolar e a universidade, incentivando a discussão sobre as Tecnologias de Informação como recursos de pesquisa e ensino, vinculados a formação do geógrafo e do professor de Geografia.
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