Geral: A partir da compreensão de que o Conhecimento é um processo histórico da humanidade no qual insere-se o campo da Ciência Geográfica, o objetivo é compreender o significado da pesquisa para o conhecimento novo e adquirir o domínio de procedimentos de pesquisa em Geografia. Específicos: Discutir a questão do Conhecimento, e do surgimento da Ciência como processos históricos. Contextualizar a relação entre a Ciência, a produção do Conhecimento novo e a Pesquisa. Compreender os fundamentos essenciais da pesquisa em Geografia. Construir elementos conceituais e formais de um projeto de pesquisa Compreender quais são os elementos necessários para a elaboração de um Projeto de Pesquisa. Elaborar um Projeto de pesquisa individual, com tema de livre escolha. Investigar a prática de pesquisa no ensino fundamental e médio, no campo da Geografia.
Leitura e discussão sobre o processo do Conhecimento, e a relação entre sociedade e ciência; sobre a relação entre Conhecimento, Ciência e Pesquisa científica. A Pesquisa: a relação entre objeto, teoria e método; a definição do objeto de estudo e a problematização do objeto; os cuidados com a elaboração e enunciado do objetivo; a pesquisa das fontes e a coleta de dados. Investigação sobre atividades de pesquisa em Geografia no Ensino Fundamental e Médio. Elaboração de um Projeto de Pesquisa individual, com temática de livre escolha.
O processo do Conhecimento, e a relação entre sociedade e ciência. A relação entre Conhecimento, Ciência e Pesquisa científica. A Pesquisa: a relação entre objeto, teoria e método. A definição do objeto de estudo e a problematização do objeto. Os cuidados com a elaboração e enunciado dos objetivos. A pesquisa das fontes (bibliográfica e outras) e a coleta de dados. Uma Investigação em contato com escolas (professores e professoras de Geografia) do ensino Fundamental e Médio, sobre atividades ligadas aos procedimentos de pesquisa em suas aulas. Elaboração de um Projeto de Pesquisa individual, com temática de livre escolha.
Bibliografia AB’SABER, Aziz Nacib. Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007. [1956] ALVES, Ruben Entre a ciência e a sapiência. 11ª ed. São Paulo: ed. Loyola, 2004. DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2ª ed. – 18. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2010. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 15ª ed., São Paulo: Perspectiva, 2000. ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2007. [1845] GEORGE, Pierre. Os métodos da geografia. São Paulo: Difel, 1972. GOODE, William J. e HATT, Paul K. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Nacional, 1968. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica, 3ª ed., São Paulo, Atlas, 1996. LÖWY, Michael. As Aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 9. ed., São Paulo: Cortez, 2007 NAGEL, Ernst. Ciência, Natureza e Objeto In: MORGENBESSER, S (Org.) Filosofia da Ciência. São Paulo: Cultrix, 1985. SILVA, Armando Corrêa da. Notas sobre o método científico e a observação em geografia In: Métodos em questão ( 2), São Paulo: Instituto de Geografia - USP, 1971. TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1990. VENTURI, Luis Antonio Bittar (org) Geografia – Práticas de Campo, Laboratório e Sala de Aula. São Paulo: Sarandi, 2011. VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e Existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. Bibliografia complementar ALVES, Rubem. Filosofia da ciência. 14ª ed., São Paulo: Brasiliense, 1991. BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.) Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense,1981 ________________________ (org.) Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense,1999. ________________________ O que é Método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2013. CARRASCO, Cristina Estatísticas sob Suspeita. Proposta de novos indicadores com base na experiência das mulheres. São Paulo: SOF. 2012 CARVALHO, Edmilson. A produção dialética do conhecimento. São Paulo: Xamã, 2008. CIRIBELLI, Marilda C.. Como elaborar uma Dissertação de Mestrado através da pesquisa científica. Rio de Janeiro, Letras, 2003. DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento Científico. 1ª. ed.: 8. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2011 ___________. Metodologia científica em Ciências Sociais. 3ª. ed. 15. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2012 GOHN, Maria da Glória Marcondes. A pesquisa nas ciências sociais. Considerações metodológicas. In: Cadernos Cedes (12), São Paulo: Cortez, 1984. LIBAULT, André. Os quatro níveis da pesquisa geográfica. In: Métodos em questão ( 1), São Paulo: Instituto de Geografia - USP, 1971. Reeditado In: Geocartografia (1) Grupo de estudos de cartografia temática: Laboratório de Cartografia, São Paulo, DG-FFLCH-USP, 1994. MYNAYO, Maria Cecilia de S. (org.)DESLANDES, Suely F. e GOMES, Romeu. Pesquisa social. Teoria, Método e Criatividade. 34ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. MEIHY, José Carlos Sebe Bom. (org.) (Re) Introduzindo a história oral no Brasil. São Paulo: USP/Xamã. 1996. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T.A. Queiroz.1991. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico, 21ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. VESENTINI, J. W. O uso da Internet na pesquisa Geográfica – Uma introdução. Disponível em www.geocritica.com.br