1. Evidenciar a diversidade climática no espaço geográfico através do dinamismo no tempo e os diferentes graus de organização espacial segundo as escalas geográficas. 2. Enfatizar o estudo no quadro brasileiro integrando-o no contexto sul-americano e projetando-o no hemisfério sul. 3. Discutir as possibilidades didáticas para o ensino de geografia dos conteúdos construídos na disciplina, mediadas pelo uso das TICs.
Programa Resumido
1. As escalas do clima: zonal, regional, local e microclima. Outras propostas. 2. Classificações climáticas: estudo crítico dos principais sistemas empírico-quantitativos e genético-explicativos. Estudo das propostas de Koppen, Strahler e outras. Os índices climáticos e sua aplicação. 3. Climatologia Regional: estudo comparativo da América do Sul, África e Austrália. 4. Análises regionais do clima brasileiro. 5. Climas locais. Clima e vida urbana. Clima e vida agrária. 6. O uso das TICs para o ensino e a pesquisa em Climatologia. Na carga horária de PCC, fazemos a utilização de vídeos e sites para elaboração de sequências didáticas.
BLAIR, T. A. Climatology general and regional. New York, Englewood Cliff, Prentice-Hall, 1942. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. KOPPEN, W. Climatologia. México, Fondo Cultura Economica, 1948. LINACRE, E. e HOBBS, J. The australian climatic environment. Brisbane, John Wiley, 1977. LOWRY, W. P. Weather and life: an introduction to biometeorology. New York, London, Academic Press, 1967. MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. A frente polar atlântica e as chuvas de inverno na fachada sul-oriental do Brasil, in Teses e Monografias, (1), São Paulo, IGEOG/USP, 1969. ---------------------------------- Teoria e clima urbano, in Teses e Monografias, (26), São Paulo, IGEOG/USP, 1976 NIMER, E. Climatologia do Brasil. Rio de Janeiro, IBGE, 1979. STRAHLER, A. N. Geografia Física. Barcelona, Omega, 1975.