1. Discutir o processo de regionalização do espaço mundial segundo as articulações históricas que o determinam. 2. Fornecer subsídios para a compreensão do atual caráter universal da sociedade e do espaço para a formação básica do geógrafo (bacharelado e licenciatura).
A nova ordem mundial exige uma explicitação dos processos de sua constituição e das relações econômicas, de poder, culturais e políticas que se estabelecem bem como os conflitos e articulações dele engendradas, que articulam diversas escalas geográficas, promovendo ao geógrafo (bacharelado e licenciatura) a compreensão do mundo atual. Justificativa- O entendimento da realidade brasileira só pode ser dado pela articulação com outras escalas geográficas, e isso ocorre desde a nossa colonização, daí a compreensão da regionalização mundial hoje.
1. Região e regionalização 2. A divisão regional mundial e suas articulações históricas no processo de reprodução do mundo capitalista 2.1 A hegemonia Inglesa, americana e a bipolaridade do pós guerra 2.2 A divisão regional pós anos 80 do século XX 2.3 A divisão regional e a nova globalização- novas alianças e conflitos espaciais na escala mundial. Novas escalas – a questão das redes 3. A questão regional e o ensino 3.1- revisão dos conteúdos de ensino básico de regionalização na escala mundial. 3.2. A regionalização mundial no ensino básico- visão política e didático-pedagógica. Entre as atividades de PCCs desenvolvidas na disciplina, destacam-se as análises de livros didáticos e currículos da Educação Básica, bem com a elaboração de materiais e sequências de ensino-aprendizagem com foco no debate da regionalização do espaço mundial.
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